Últimas Notícias

Ceará terá nebulosidade variável e chuva em todas as regiões nos próximos dois dias

Resultado de imagem para chuvas canindé ceara

O Ceará terá céu nublado com chuvas em todas as regiões nos próximos dois dias, de acordo com a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A Funceme explica que, na manhã desta terça-feira (2), há poucas nuvens sobre o Ceará. 

Apesar das poucas nuvens, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que contribui para a ocorrência de chuvas em todo o Estado está próximo ao norte do Nordeste. Assim também se observa entre os estados de Piauí, Pernambuco e Bahia, a presença de um Cavado de Altos Níveis (CAN). Esses sistemas contribuem para a ocorrência de precipitações no Ceará. 

A Zona de Convergência Intertropical é um aglomerado de nuvens que rodeia a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul. 

Para esta terça, diante de tal cenário, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas na faixa litorânea e nas macrorregiões da Ibiapaba e no Maciço de Baturité. Nas demais, há possibilidade de chuva. 

“A condição para hoje e amanhã mudou em relação ao que foi observado na previsão desta segunda-feira. Hoje, embora algumas variáveis mostrem condições favoráveis para a ocorrência de chuva, os modelos indicam poucas precipitações em relação ao que vinha sendo observado nos últimos dias”, ressalta o meteorologista da Funceme Raul Fritz.
Já para quarta-feira (3), a indicação é de nebulosidade variável com chuvas isoladas em todas as macrorregiões.

Balanço

No que se refere ao intervalo entre 7h desta segunda e as 7h desta terça, há informações de registros em, pelo menos, 121 municípios do Ceará. Os maiores acumulados foram observados em São Benedito (104,8 mm), São Gonçalo do Amarante (78 mm) e Ibiapina (77 mm).

Tempestade não vai atingir o Ceará

Os modelos de previsão numérica indicam, para o início da tarde desta quarta-feira (3), uma circulação em torno de uma baixa pressão atmosférica (não intensa) na área de convergência dos ventos alísios, ou seja, onde encontra-se a ZCIT. 

De acordo com o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, que essa pequena baixa pressão, que não se caracteriza como um ciclone tropical, deve durar pouco tempo e não atingir o continente, incluindo a porção do Nordeste brasileiro. 

Fritz salienta ainda que a força de Coriolis, devido à rotação do nosso planeta, é fraca em regiões próximas à linha do equador, ou seja, sem condições favoráveis para gerar grandes tempestades rotativas com centro de baixa pressão atmosférica mais intensa, tais como ocorrem com os ciclones tropicais. 

A ZCIT tem seu posicionamento próximo ao norte do Nordeste — Foto: CPTEC/INPE
A ZCIT tem seu posicionamento próximo ao norte do Nordeste — Foto: CPTEC/INPE

Temperaturas máximas e mínimas

As chuvas observadas no Ceará, durante os últimos dias, deixam o clima mais ameno. Em Guaramiranga, no Maciço de Baturité, a temperatura mínima registrada nesta segunda-feira (1º), foi de 19,5°C. Outros dois municípios registraram temperaturas mínimas abaixo dos 20°C. Tianguá, na Região da Ibiapaba (19,5°C) e Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, 19,9°C. 

Em Fortaleza, a temperatura máxima nesta segunda foi de 28,2ºC, e a mínima, 24,2°C, nesta quinta. As máximas e mínimas de um intervalo de 24 horas, por exemplo, são registros pontuais, variando ao longo do dia. 

Entre a manhã de segunda e as 7h desta terça, conforme dados parciais da Funceme, divulgado às 11h51, houve precipitações em dois postos da capital. Foram computados 43,8 milímetros no Posto do Pici e 32,8 milímetros no Posto do Castelão.


Portal C4 Notícias
Informações portal G1 - Ceará.

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias