Últimas Notícias

SINALIZE: PROJETO ELABORADO EM CANINDÉ TORNOU-SE REFERÊNCIA PARA O ESTADO DO CEARÁ.



Um projeto de trânsito, ‘’o sinalize’’, que foi elaborado na cidade de Canindé, tornou-se referência para o Estado do Ceará. O documento foi preparado pelo Diretor do Departamento Municipal de Trânsito da cidade Renato de Oliveira, com o aval da Prefeita Rozário Ximenes e do Secretário de Segurança, Cidadania e Transporte Coronel Luciano Wagner.

Serão 30 mil metros quadrados de asfalto, que irão receber sinalização vertical e horizontal na malha central da cidade. ‘’O trabalho estava tão perfeito que o Departamento de Trânsito do Ceará – DETRAN, adotou como modelo para sinalizar todas as regiões do Estado, e, que se transformou em políticas públicas do Governador’’, ressalta o Secretário Municipal de Segurança Pública Luciano Wagner.

Segundo ele, a Prefeita Rozário Ximenes, foi bastante elogiada pela iniciativa. ‘’Antes foi feito um levantamento fotográfico e depois apresentado as autoridades. A princípio seriam R$ 388.000,00, mas como não tínhamos recursos no Município, fomos em busca do Governo Estadual, que só nos permitiu investimentos de 30 mil metros quadrados para uma população de 80 mil habitantes’’, explicou o Secretário.


As Máquinas da Empresa Teixeira Construções, já estão trabalhando no trecho que liga a CE-257, até a Rua Paulino Barroso, numa extensão de 7.756 metros quadrados.

O Sinalize está presente em mais de 35 municípios do Ceará com o principal objetivo de diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no estado, e agora chega ao Município de Canindé, no Sertão Central, distante 126 quilômetros da capital.

O investimento total do projeto será de R$ 120 milhões nas áreas urbanas dos 184 municípios cearenses para recuperação e conservação das vias de trânsito, além da implantação de sinalização vertical e horizontal para promoção da segurança de veículos e pedestres.

Segundo  o vice-prefeito e Secretário de Infraestrutura de Canindé, Jesus Romeiro, os Municípios têm a responsabilidade pela gestão do trânsito local instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1998.

Como informa o superintendente do Detran/CE, Igor Ponte, o programa é uma parceria permanente com os Municípios, visto que 68% das mortes no trânsito no Ceará acontecem nas zonas urbanas de cidades do Interior. As gestões Municipais submeterão seus projetos com as demandas prioritárias ao Detran para verificação técnica da pertinência do pedido, e receberão o investimento proporcional ao caso.


O Superintendente ressaltou que, como o projeto é específico para cada região, é difícil estabelecer um prazo para completar-se a Municipalização: ‘’Não dá para precisar um tempo, mas nós acreditamos que os prefeitos terão muito interesse de participar do programa. Acredito que, num período de pelo menos doze meses, nós tenhamos um aumento significativo do número de cidades com trânsito Municipalizado", acrescenta Igor Ponte.

VEJA O CRONOGRAMA DAS VIAS A SEREM ASFALTADAS.
   RUA
   INICIO
TÉRMINIO
   ÁREA
Rua Ercílio Martins
Av. São Francisco
Av. Luciano Magalhães
6.288,05m2
Rua Célio Martins
Av. Perimetral Luciano Magalhães  CE-257
Rua Paulino Barroso
7.756,00 m2
Rua Josias Gondim
Av. Perimetral Luciano Magalhães CE-257
Rua Paulino Barroso
8.477,00 m2
Largo Francisco Xavier de Medeiros
Rua Célio Martins
Em frente à Loja Maçônica
2.965,00 m2
Rua Júlio Campos
Rua Romeu Martins
Tabelião Facundo
2.155,43 m2
Total da Área
  Asfaltada
  Canindé
30.000,00 m2


















Texto de Antônio Carlos Alves
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Canindé
Fotos de Everton Félix

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias