Últimas Notícias

COLÉGIO MENINO JESUS COMEMORA HOJE O DIA DO FOLCLORE.


COLÉGIO MENINO JESUS COMEMORA HOJE O DIA DO FOLCLORE.

O Colégio Menino Jesus, comemora hoje as 19hs na Quadra Paroquial, o Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. Durante o evento várias personalidades serão homenageadas pela preservação dos costumes do povo brasileiro.

Para a Diretora do Colégio Joane Laurênio de Oliveira, manter a tradição cultural da cidade, representa preservar a memória de um povo que a cada dia carrega sobre si os direitos de uma cultura mais harmoniosa.

Lembre-se que folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, parlendas, contos, mitos, lendas, adivinhas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e região.

Criação do Dia do Folclore

Por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, o Congresso Nacional estabeleceu que a partir do dia 22 de agosto daquele ano seria comemorado o dia do folclore:

“Considerando a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legítimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira. Considerando que a data de 22 de agôsto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento.”

Carta do Folclore Brasileiro

A Carta do Folclore Brasileiro foi um documento aprovado no “I Congresso Brasileiro de Folclore”, realizado no Rio de Janeiro, em agosto de 1951.

Dentre outras coisas, a Carta do Folclore assinalava o "fato folclórico", conceito elaborado pelos folcloristas da época:

"Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

Em 1995, no VIII Congresso Brasileiro do Folclore, realizado na cidade de Salvador, estudiosos sobre o tema reformulavam o conceito de folclore:

“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.”

Curiosidade

Em 1846, o folclorista britânico Willian John Thoms (1803-1885) utiliza pela primeira vez o termo folclore, que do inglês folk significa "povo" e lore, "conhecimento". Na época, o termo foi considerado um neologismo para designar os costumes de um povo.

Origem do Folclore Brasileiro

O folclore brasileiro é fruto da união dos aspectos das culturas indígena, africana e europeia.

No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade, (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).

Foram esses folcloristas que no século XX ampliaram o conceito de folclore e de cultura popular no Brasil.

Eles deram ênfase às áreas da etnografia, etnologia e antropologia cultural, em detrimento da visão europeia.

O folclore brasileiro é composto de lendas, danças, canções, brincadeiras infantis e festas populares, profissões que ainda se mantem além do tempo como costureiras, lavadeiras, tangedores de animais entre outros. Destacam-se:

cantigas de roda

samba de roda

maracatu

frevo

catira

afoxé

quadrilha

festas juninas

bumba meu boi

folia de reis

carnaval

Personagens do Folclore Brasileiro

Importante destacar que os principais personagens do folclore brasileiro são:

Saci-pererê

Curupira

Caipora

Boitatá

Cuca

Iara

Boto cor de rosa

Bicho-Papão

Lobisomem

Mula sem cabeça

Negrinho do Pastoreio

Alguns dos principais personagens do folclore brasileiro

Texto de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias