Últimas Notícias

COMEÇA NO DOMINGO PROGRAMAÇÃO PARA COMEMORAR SEMANA DO MEIO AMBIENTE NO CEARÁ.


Começa dia 3 de junho e vai até o dia 10 de junho a programação da Semana do Meio Ambiente 2018, uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com municípios, unidades de conservação (UC), ONGs e instituições públicas e privadas. A solenidade de abertura acontece neste domingo (3), no Parque Estadual Botânico do Ceará, com a realização de atividades no período de 8h às 11h. Na ocasião, o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, assinará a ordem de serviço do Projeto Viva a Natureza.

Com o objetivo de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de proteger e valorizar o meio ambiente, o tema escolhido para a Semana do Meio Ambiente 2018 é: “Coleta Seletiva – Separando resíduos, preservando o ambiente”. A semana, que também celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho –, conta com extensa programação: seminários, palestras, cinema ambiental, mutirão de limpeza, oficinas, concursos, distribuição, plantios de mudas e apresentações musicais entre tantas outras atividades. 108 municípios cearenses, além das unidades de conservação (UC), participarão das atividades.

Segundo Ulisses Rolim, da Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas), da SEMA, à frente da organização do evento, “a proposta é sensibilizar a população sobre a questão do consumo consciente e a prática da coleta seletiva. E nesse contexto, a educação ambiental é ferramenta fundamental na promoção da reflexão e do engajamento de todos”.

A programação da Semana do Meio Ambiente 2018 será encerrada com a 1ª Corrida do Parque do Cocó (www.corridadoparquedococo.com ). “Esta primeira edição marca o aniversário de um ano da regulamentação do Parque Estadual do Cocó”, disse o secretário Artur Bruno. “Um feliz encerramento, além de proporcionar um saudável encontro de pessoas, vai promover e incentivar a prática esportiva junto à natureza e a conservação dos recursos naturais”, ressaltou. A largada da corrida será dada pela irmã Maria da Conceição, do Lar Amigos de Jesus, instituição que receberá as latas de leite arrecadadas pela organização da corrida, no ato das inscrições.


5 de junho no mundo

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, foi recomendado pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Também denominado WED, em 2018, o tema ‘’Acabe Com a Poluição Plástica’’ chama governos, setor privado, comunidades e indivíduos a reduzir a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam os oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana”. O Governo da Índia lidera as celebrações do WED 2018. Anualmente a Organização das Nações Unidas (ONU) escolhe um país sede.

Segundo a ONU, “ao longo da última década, a humanidade produziu mais plástico no mundo do que em todo o século passado. Por ano, são consumidas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas em todo o planeta e, a cada minuto, são compradas 1 milhão de garrafas plásticas. Metade do plástico consumido pelos humanos é de uso único e, anualmente, pelo menos 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nos oceanos — é como se a cada minuto despejássemos nos mares a carga inteira de um caminhão de lixo plástico. Atualmente, o material representa 10% de todos os resíduos gerados pelo homem”.

5 de junho no Brasil

Por meio do Decreto 86.028 de 27/05/1981, o governo brasileiro estabeleceu que em todo território nacional fosse promovida a Semana Nacional do Meio Ambiente, com o objetivo de apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País. No Ceará, a SEMA, como órgão responsável pela Política Ambiental do Estado, coordena a semana, por meio da COEAS.

PROGRAMAÇÃO -Preliminar

Semana do Meio Ambiente – SMA 2018

De 3 a 10 de junho de 2018

Fortaleza – Ceará

Dia 3 de junho

Solenidade de Abertura da Semana do Meio Ambiente 2018

Hora: de 8h às 11h

Local: Parque Estadual Botânico

Assinatura da ordem de serviço do Projeto Viva a Natureza
Anúncio do resultado dos municípios inscritos no IQM (Índice de Qualidade dos Municípios)
Apresentação artística
Distribuição de mudas de espécies nativas
Atividades de educação ambiental desenvolvida pela Coordenadoria de Biodiversidade.
Lançamento do Programa de Incentivo as Unidades de Conservação Municipais (ProUCm)
Assinatura do Protocolo de Criação da Unidade de Conservação Pública Municipal da Serra Rajada, de Caucaia.
Dia 5 de junho

Lançamento da Política de Coletas Seletivas Múltiplas dos Municípios
Hora: 16h

Local: Sede da Secretaria do Meio Ambiente.

Dia 10 de junho

1ª Corrida do Parque do Cocó ( www.corridadoparquedococo.com. )

Hora: 6h30

Local: Parque Estadual do Cocó

Projeto Viva o Parque

Hora: De 7h às 12h

Local: Parque Estadual do Cocó

Solenidade de Encerramento da Semana do Meio Ambiente 2018

Hora: 9h

Local: Parque Estadual do Cocó

Assinatura de Termo de Cooperação Técnica para Educação Ambiental.



Fonte: Estado Verde

Fotos de Antônio Carlos Alves


Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias