Últimas Notícias

NO CEARÁ PROJETO CARNAÚBA SUSTENTÁVEL ENTRA NA SEGUNDA FASE.


TARGINOS: DISTRITO DE CANINDÉ SE DESTACA PELA PRODUÇÃO DE CARNAÚBA.

Em mais um ano de atividades, o Projeto Carnaúba Sustentável, através dos Diálogos da Carnaúba, traz à discussão os conhecimentos e práticas de qualificação e melhoramento da cadeia produtiva da cera de carnaúba no Ceará. O primeiro dos três encontros da segunda fase dos Diálogos ocorrerá na sexta-feira, 25, no SESI de Sobral. O evento contará com a presença de diversos atores: trabalhadores do extrativismo, produtores, sindicalistas, empresários, autoridades do poder público e do terceiro setor, afim de aprofundar um diálogo para um melhor funcionamento do setor.

Na ocasião, acontecerão três oficinas: A primeira será da Secretaria de Desenvolvimento Agrário – SDA, apresentando a tecnologia sustentável do secador solar, tecnologia que agrega qualidade superior e aumento de produção da cera e pó cerífero, o que beneficia os produtores. Depois a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo ministrará uma oficina com o tema “Formalização das relações de trabalho no campo, condições de trabalho digno e aposentadoria rural”, onde busca levar ao público um maior entendimento sobre o processo de contratação de turmas de trabalho nos carnaubais, e FAEC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará) será responsável pela oficina de “Saúde e segurança do trabalho no extrativismo da carnaúba”, que discutirá os materiais de segurança indispensáveis ao trabalhador da carnaúba.


Diálogos

No âmbito da educação ambiental e contemplando o contexto geral da cadeia produtiva da carnaúba, o Projeto Carnaúba Sustentável, iniciado em 2016, promove uma série de debates importantes com os diversos setores interessados, com a finalidade de traçar ações prioritárias para a qualificação sustentável da produção no Estado.

De acordo com Daniel Fernandes, Coordenador Geral da Associação Caatinga, “na primeira fase do projeto foi traçado um plano de ação alicerçado e em fase de validação sobre os principais gargalos da cadeia produtiva onde foram organizados a partir dos depoimentos dos participantes durante os quatro encontros ocorridos respectivamente, em Morrinhos, Jaguaruana, Granja e Aracati”. A partir desses depoimentos colhidos, as demandas foram organizadas em eixos temáticos e os membros da Câmara Setorial da Carnaúba do Ceará se reuniram para validar as linhas de ação prioritárias e para definir os prazos e assumir os compromissos em relação às metas estabelecidas.
Na segunda fase, serão quatro encontros ao longo do ano e ocorrerão nas cidades de Canindé, Sobral, Russas e Granja, com uma estimativa de público de 200 pessoas por evento, abrangendo em torno de 10 municípios de cada região.


A cera

A cera de carnaúba é considerada um produto nobre, tendo os mercados internos e externos garantidos, principalmente pela exigência cada vez maior por produtos naturais e ecologicamente corretos. Além da infinidade de aplicações, a extração da cera não causa danos ao meio ambiente, pois as folhas retiradas na colheita são repostas no ano seguinte pelo próprio ciclo natural da carnaúba, atendendo também a exigência de alguns mercados por produtos de qualidade.



Fotos de Antônio Carlos Alves
Fonte: Projeto Carnaúba sustentável


Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias