Últimas Notícias

REITOR DO SANTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DE CANINDÉ TEM PROJETO PARA REVITALIZAR BASÍLICA.


O Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, frei Marconi Lins de Araújo, divulgou recentemente a ideia de lançar um projeto para revitalizar a Basílica, monumento histórico que identifica uma cidade dominada pela fé e a religiosidade de sua gente.

Ela foi elevada condição de Basílica em 1925, pela Santa Sé Apostólica, em solenidade comemorativa ao 7º Centenário da Morte de São Francisco. Dom Manuel da Silva Gomes publica em Canindé as letras Apostólicas de Pio IX, instalando a Basílica de São Francisco das Chagas.

O Projeto leva o nome: ‘’LUZES E CORES DO SANTUÁRIO’’, que tem como objetivo resgatar as cores originais da Matriz de 1915. Além da pintura externa, existe também um movimento para recuperar as imagens e painéis que foram pintadas pelo Alemão Jorge Kau, em 1926 e dar cor original ao altar-mor na parte interna do templo sagrado.

A construção da igreja dedicada a São Francisco das Chagas foi iniciada em 1775. Em 1796, a obra foi concluída e inaugurada, se tornando um local sagrado de devoção franciscana.

Após solicitação da comunidade canindeense, em 1817, a capela foi elevada à Matriz, pelo então Bispo de Pernambuco, Dom Frei Antônio de São José Bastos. Desta forma o Governo ganhou a Paróquia de São Francisco das Chagas.


CONHEÇA O PROCESSO DE TOMBAMENTO DA BASÍLICA.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 1° da Lei n° 13.465, de 05 de maio de 2004, que dispõe de tombamento da Basílica de São Francisco de Canindé, solicitado pela Fundação de Cultura e Esporte de Canindé no ano de 2009, por meio do processo administrativo SPU 09206054-4, no qual encontra-se inserido a identificação de propriedade administrativa da Arquidiocese, foi aprovado em Reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (COEPA) ocorrida no dia 14 de setembro de 2010 o Tombamento da Basílica de São Francisco, tendo em vista o valor simbólico e histórico-cultural que a referida Basílica representa para o Estado Ceará.

Em conformidade com o que dispõe o Art. 3º, § 10, da Lei estadual nº 13.456/2004, a edificação acima mencionada está tombada, não podendo, em caso algum, ser demolida, mutilada, reformada, pintada ou restaurada, sem prévia licença da Coordenação do Patrimônio Histórico e Cultural (COPAHC) órgão da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

O Imóvel já está tombado aguardando apenas a oficialização por publicação de ato homologatório pelo Excelentíssimo Sr. Governador do Estado do Ceará.

Ofício Secult nº 1487/2010-GS datado de 10 de novembro de 2010, do gabinete do Ex-Secretário da Cultura Auto Filho endereçado ao Reverendíssimo Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza.

COEPA – Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará
Nome atribuído: Basílica de São Francisco de Canindé
Outros Nomes: Basílica de São Francisco das Chagas
Localização: Praça Leôncio Macambira, nº 31 – Centro – Canindé-CE
Número do Tombamento: Nº 037


Descrição: A Basílica é o coração do Santuário. Construída pelos frades capuchinhos e benta em 1915 é a Matriz do povo de Canindé e o Centro da Romaria de milhares de devotos do milagroso São Francisco.

A construção da igreja dedicada a São Francisco das Chagas foi iniciada em 1775. O desenvolvimento da obra foi marcado por vários obstáculos como a seca e a posse da terra da igreja pelos três irmãos do baixo Jaguaribe, que mais tarde vieram a doá-la ao santo. Em 1796, a obra foi concluída e inaugurada, tornando-se um local sagrado de devoção franciscana.

Após solicitação da comunidade canindeense, em 1817, a Capela foi elevada à Matriz, pelo então Bispo de Pernambuco, Dom Frei Antônio de São José Bastos. Desta forma, o povo ganhou a Paróquia de São Francisco das Chagas.

Fotos de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias