Últimas Notícias

CRECHES: CANINDÉ INVESTE NA PREPARAÇÃO DE CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Em Canindé, a creche é destinada a crianças na faixa etária de 1 a 3 anos.

De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017, divulgado pelo movimento Todos Pela Educação, o Estado do Ceará tem a maior taxa do Norte e Nordeste de crianças de 0 a 3 anos matriculadas em creches.

No Município de Canindé 3.103 crianças estão matriculadas dando assim uma grande parcela educacional para que o Estado atingisse essa meta.

Em três Centros de Educação Infantil, Raimundo Sousa Laurindo, Maria do Carmo Vilaça e Frei João Pedro, em berçários da Infantil I foram matriculadas 121 crianças.

Na Educação Infantil II, os números aumentam para 533. Já no CEI III, a Secretaria da Educação de Ensino Infantil e Fundamental colocou 788 alunos menores em sala de aula para os primeiros passos no ensino.

Na Educação Infantil IV, o Pré-Escolar a média de matriculas atinge 831 crianças que recebem acompanhamento de educadores treinados e preparados para a missão de ensinar e educar ainda quando criança.


Fechando o ciclo, a Infantil V tem hoje em sala de aula, 830 menores que formam o contingente de alunos preparatórios para outras séries escolares.

Na visão da Secretária da Educação Infantil e Fundamental de Canindé Arleis Matos, o ensino infantil é a base para o sucesso nos anos que sucedem a escolarização do indivíduo. Resultados no Brasil e no mundo comprovam esta afirmativa. No Ceará, que é reconhecido pelas iniciativas em diversas áreas da educação, não é diferente, em Canindé estamos no caminho certo na alfabetização de nossas crianças’’, salienta a educadora. Conforme o estudo, de 2001 a 2015, a taxa de alunos cresceu 56,8%. Além disso, no último ano citado pelo Anuário, 33,4% das crianças do Ceará estavam em creches.

‘’Além-boa posição em relação aos estados no N/NE, o Ceará está próximo de atingir a meta no Plano Nacional de Educação, que determina a universalização da Educação Infantil na Pré-Escola para as crianças de 4 e 5 anos e ampliação a oferta em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do Plano Nacional da Educação - PNE, e Canindé também estar presente nesse ciclo e muito bem colocado’’ explica Arleis.

Segundo ela, na faixa etária de escolarização de crianças de 4 a 5 anos, o Ceará já bateu a meta, assim como todos os estados brasileiros. O limite era até 2016. O dado mais atualizado do movimento Todos Pela Educação apontava que 95,7% das crianças daquela faixa etária estavam matriculadas.

‘’É dessa forma que nós queremos, porque a escola é a segunda casa do aluno, e, a casa também é uma segunda escola e hoje Canindé estar contribuindo para que tudo isso continue avançando’’, comemora a Prefeita Rozário Ximenes.


‘’Quanto mais se amplia a qualidade da educação, mas se reduz a desigualdade. É isso que o Canindé precisa, e, é isso que o Canindé está fazendo’’, salienta a primeira prefeita mulher do Município.

‘’A boa relação entre professor-educador e aluno é uma ferramenta que fortalece e integra fatores que norteiam a educação infantil em Canindé. Queremos mais e disso não abriremos mão’’, disse a Prefeita.

Quando a taxa de alunos de até três anos em creches, o Estado, em 2015, possuía o 5º melhor índice do país. A meta deve ser concluída até 2024. Os estados mais próximos da meta São Paulo (43,5%) e Santa Catarina (41,5%).

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias