Últimas Notícias

COMEÇAM OS PREPARATIVOS PARA OS FESTEJOS ALUSIVOS A FESTA DE SÃO FRANCISCO.


CANINDÉ TEM A SEGUNDA MAIOR PEREGRINAÇÃO NO MUNDO SÃO FRANCISCO.

Um dos festejos religiosos mais aguardados do ano, a Festa de São Francisco das Chagas, neste Município, já começa a ganhar estrutura com a realização do ‘’PRIMEIRO ENCONTRO DE ENCAMINHAMENTO PARA A FESTA DE SÃO FRANCISCO 2018’’, coordenado pelo Reitor do Santuário Frei Marconi Lins com a presença do pároco Frei Jonaldo Adelino, da Prefeita de Canindé Rozário Ximenes, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e, Secretários do Município.

Durante o encontro, a Prefeita colocou toda a infraestrutura do Município em defesa dos festejos e disse ainda: ‘’A festa de 2017, foi apenas uma experiência com gestora, porque faço parte dos festejos como voluntária há mais de 20 anos e este ano, quero ao lado da igreja realizar a festa mais organizada da história’’, disse.

Segundo ela, a romaria é da Paróquia, do Santuário, mas a prefeitura assegura seu apoio institucional, de formas que caminhamos juntos em um só sentido: melhorar a cada ano o acolhimento ao romeiro’’, observa a Prefeita.

Mais uma vez todos os Secretários e funcionários das Secretarias envolvidas durante os 11 dias de romaria irão trabalhar voluntariamente em defesa das festividades e os espaços e patrimônio pertencentes ao Município, como escolas, estacionamentos e viaturas, serão colocados à disposição do Santuário.   

O tema deste ano será: ‘’SENHOR FAZEI-ME UM INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ’’, e, o calendário não será afetado pelas eleições presidenciais, que este ano ocorrerão no dia 7 de outubro. Com isso, os festejos alusivos ao santo serão realizados de 24 de setembro a 05 de outubro, quando ocorre o arreamento da bandeira.

Os festejos se iniciam no dia 24 de setembro, com hasteamento da bandeira, e encerrando no 04 de outubro, com uma grande procissão pelas ruas principais da cidade.


‘’Para quem segue o exemplo de São Francisco, festa é um grande encontro fraterno: o povo de Deus reunido na alegria e no louvor’’, lembra o coordenador da romaria, o Reitor do Santuário Frei Marconi Lins. Ele acrescenta que se deu início à fase de preparação da festa em todos os sentidos: "litúrgico, estrutural, social, humano, para bem recebermos em nosso Santuário cada um que vem agradecer as graças de Deus, por meio do glorioso São Francisco das Chagas. A partir dos critérios - Palavra de Deus, vida de São Francisco, expressão de fé dos romeiros e um fato eclesial da atualidade - escolhemos o tema central do novenário: ‘’Senhor fazei-me um instrumento de vossa paz’’, explica o Frei franciscano que ganharam o direito de passar mais 50 anos administrando o maior Santuário.

Centenas de milhares de pessoas são aguardadas já no primeiro dia, de hasteamento da bandeira e celebração eucarística. A primeira procissão será com o Painel de São Francisco, saindo da Basílica em direção à praça dos Romeiros, depois, retornando à Basílica. A partir do dia 25 de setembro, a novena acontecerá na Praça dos Romeiros.

De acordo com o Frei Marconi, toda a liturgia da festa é o instrumento que guia para o principal objetivo: a evangelização. "O Santuário já é este grande encontro, festa que não se interrompe, manifestação do reino de Deus na fé, no louvor, na fraternidade e na alegria do povo", explica.

O religioso lembra que a festa, reúne as famílias, e se torna um momento de amor. "Assim, vamos caminhando, preparando os espaços, mas principalmente o espaço do nosso coração, pois sabemos que nossa vida é uma romaria, rumo à plenitude. É nessa condição de peregrinos que olhamos para São Francisco e enxergamos a face do Cristo dos pobres, dos excluídos, dos que precisam de nós. Desta forma ele é um caminho de esperança para o Cristo''.

O padre alerta para os cuidados preparativos: "é preciso que as famílias se unam para atender bem nossos visitantes, a Prefeitura Municipal caminhe em sintonia com o santuário, porque assim a festa fica mais organizada e ganha um sentido de vida muito forte, o amor que São Francisco sempre teve com o próximo'', concluiu o franciscano.

‘’Essa consistência espiritual e social é parte importante para uma romaria disciplinada e organizada’’, lembra o Frei.


O Município de Canindé é destino da segunda maior peregrinação no mundo devotada a São Francisco superada apenas pela peregrinação em direção a Assis, na Itália, terra natal do Santo. Na semana de 24 de setembro a 4 de outubro (dia de São Francisco), centenas de milhares de pessoas visitam a cidade; embora haja peregrinos de todas as classes sociais, a imensa maioria é de pessoas humildes.

A devoção dos fiéis é tão forte que o Vaticano elevou a Igreja de São Francisco de Canindé ao status de Basílica, reservado apenas aos principais destinos de peregrinos cristãos em todo o mundo. O santuário de Canindé é considerado o maior santuário franciscano no continente americano. No ano de 1775, o sargento-mor português, Francisco Xavier de Medeiros, historicamente reconhecido como fundador do povoado, estabeleceu-se às margens do Rio Canindé, onde iniciou a construção da capela dedicada a São Francisco das Chagas, contando com o auxílio de habitantes locais. No início do século XIX, grandes romarias e festejos em homenagem a São Francisco já eram tradicionais, impulsionando o povoado ao desenvolvimento.


Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias