Últimas Notícias

PREFEITA DE CANINDÉ ENTREGA MAIS UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE


A Prefeita de Canindé Rozário Ximenes do PMDB, e a Secretária de Saúde Islaine Ramos, entregam amanhã as 16 horas a Unidade Básica de Saúde de Ipueira dos Gomes que leva o nome de João Juca dos Santos. A nova Unidade de Saúde é um antigo sonho da população que agora se torna realidade.

Serão atendidas na UBS, um público de cerca de duas mil pessoas que antes enfrentavam dificuldades para ter acesso a saúde pública. ‘’É a saúde mais perto do povo. Em nosso Governo vamos dotar o Município de locais amplos e saudáveis para que as pessoas ao procurarem atendimento médico se sintam humanizadas e respeitadas’’ salienta a primeira Prefeita mulher de Canindé.

De acordo com a Secretária de Saúde Islaine Ramos, as Unidades são tidas como porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), e têm como objetivo atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais.

Dentro das Unidades Básicas de Saúde, o cidadão é tratado por profissionais do Programa Mais Médicos, que compõem as equipes com enfermeiros, dentistas e agentes de saúde. Eles são, em sua maioria, especialistas em medicina de família e comunidade.

O médico de família tem uma formação ampla e integrada, que prepara o profissional para fazer o atendimento de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, homens e mulheres, sendo capaz de resolver cerca de 80% dos motivos que levam as pessoas a procurar uma Unidade Básica de Saúde.

Os serviços oferecidos dentro de uma UBS englobam ações de prevenção e tratamento relacionadas a saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, como prevenção a câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

Além disso, dentro da unidade, o cidadão tem acesso a curativos, inalações, aplicação de vacinas, coleta de exames laboratoriais e tratamento odontológico, recebendo medicação básica e, quando necessário, encaminhamento para atendimentos com especialistas.

A expansão das Unidades Básicas de Saúde tem o objetivo de garantir serviços mais próximos a população, em suas comunidades, com estrutura necessária para atender bem e de forma acolhedora o paciente.

Foto de Antônio Carlos Alves

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CANINDÉ

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias