Últimas Notícias

CHUVAS MUDAM PAISAGENS NA ZONA RURAL DO SERTÃO DO CEARÁ.


As chuvas que vêm caindo no Município de Canindé, no Sertão do Ceará no mês de fevereiro, mudaram a paisagem antes cinzenta pelo verde da esperança, um tom e clima diferenciado em especial, para aqueles agricultores que fizeram seus plantios nas primeiras chuvas de janeiro e criadores de animais de pequeno porte.

A Reportagem encontrou entre as localidades de Caiçara e Santana da Cal, um bando de ovelhas pastando tranquilamente sobre os olhares do agricultor Samuel de Sousa que montado sobre um cavalo fazia a vigília dos ovinos para evitar contratempos.

Os sertanejos, maravilhados com esse panorama animador, fazem questão, nesse período, de demonstrar todo o orgulho em ver e ser agraciados com um verdadeiro presente da natureza, em formato de chuva se materializando na vida de cada um.

Graças a agilidade das redes sociais, o ambiente mais utilizado para compartilhar com os amigos a sensação de ver a terra seca ser transformada em um verde que nos enche de esperanças.

Na cidade de Canindé, no Sertão Central, as precipitações pluviométricas já registraram números animadores. Chuvas de 50mm, 47mm, 34mm e 27mm, já foram registradas pelos órgãos responsáveis pelo setor agrícola da região.

Para o Secretário da Agricultura e Recursos Hídricos Roberto Lopes, a continuidade das chuvas anima quem realmente vive da subsistência no campo.

É o caso do criador Antônio de Pádua de Sousa que antes encontrava dificuldades para criar seus animais pela falta de pasto. Agora as ovelhas vivem solta no campo e com um novo visual. Se antes eram magras, agora estão carnudas e prontas para o abate ou negócio.


‘’Deus é o Presidente da República, Governador, Prefeito do pobre. Só ele é capaz de mudar esse panorama, antes de preocupação, fome, sede, miséria para um astral diferenciado com chuvas, verde e muita esperança de uma vida melhor’’, comemora seu Antônio.

Outro que aproveita o tempo e começa o plantio de capim para fortalecer seu suporte forrageira é Manoel Pereira da Silva da comunidade de Boa Vista dos Caúlas.

Aproveita a época e ao lado de mais dois amigos preparou a terra e já planta capim elefante, uma espécie de alimento utilitário para bovinos, ovinos e caprinos.

Ontem dia 28 de fevereiro ele estava em plena atividade no campo. ‘’Estou plantando agora porque esse é o melhor período de plantio. Quando chegar o final do inverno terei alimento suficiente para meus animais se ter que enfrentar problemas’’, explicou a Reportagem do C4 NOTÍCIAS DO POVO ON LINE.

Quem percorre a CE-257, é fácil encontrar agricultores com uma enxada sobre as costas a caminho e de volta da roça. Até mulheres enfrentam o desafio do plantio.



Fotos e texto de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias