Últimas Notícias

FUNCEME DIZ QUE CEARÁ TERÁ CHUVAS ACIMA DA MÉDIA ENTRE MARÇO E MAIO.


De acordo com prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) da última quinta-feira dia 22 de fevereiro, a previsão é da maior média de chuvas em todo o Ceará entre os meses de março e maio.

“Os números apontam 45% de chances de chuvas acima da média, 35% em torno da média e 20% de chuvas abaixo da média. Em relação às regiões, há uma tendência que os desvios percentuais na região Centro-Norte sejam maior do que no Centro-Sul. Lembrando que os índices de fevereiro são os melhores desde 2011, com chuvas de cerca de 169mm”, explica Meiry Sakamoto, supervisora do Núcleo de Meteorologia da FUNCEME.

Meiry Sakamoto também explica que as condições naturais têm favorecido ao Ceará como um todo. “As chuvas que têm sido observadas estão associadas à Zona de Convergência Intertropical, e está bem favorável ao Estado, por isso essas chuvas abundantes, em muitas regiões acima de 100mm, trazendo esperança, alívio para o Ceará de um modo geral e os agricultores em especial. A Zona de Convergência deve se manter próxima da costa e há boas previsões de chuvas para os próximos dias”, explica.

Em Canindé, já foram registradas precipitações acima de 50 milímetros o que tem deixado os agricultores esperançosos com uma quadra invernosa acima da média e uma produção agrícola das melhores.

‘’Estamos confiantes que este ano, nós teremos uma safra dentro do esperado e que o sertão possa viver dias melhores depois de cinco anos de baixa produção’’, observa o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé, Roberto Lopes.

Em muitos lugares os plantios de milho e feijão já atingem um crescimento acima do comum. Em Arirão no roçado do agricultor Antônio da Costa e Silva, o milho já ultrapassa o tamanho de meio metro. ‘’Plantei nas primeiras chuvas e graças a Deus tudo estar dando certo’’, comemora Antônio.


Fotos e texto de Antônio Carlos Alves.

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias