Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

PROJETO BUSCA APROXIMAR ALUNOS DA LITERATURA LOCAL


O município de Canindé, além de ser um dos maiores polos de fé e romaria do Estado do Ceará, também é celeiro de importantes artistas de diversas manifestações. O projeto "Literatura de Canindé", desenvolvido pela professora Andressa Marreiro e pelas alunas Nayara Santos, Chrislaine Castelo e Mayra Gabriely do 1 ano da EEMTI Capelão Frei Orlando, busca aproximar alunos de escritores locais.


"Literatura de Canindé" consiste em uma disciplina eletiva na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral, mas a proposta do projeto é inserir nas escolas municipais, propagando os produtos literários locais e prestando reconhecimento aos escritores.



"A ideia surgiu durante uma aula de português, onde levei para a sala de aula um texto de escritor do município. Logo foi notável a carência desse conhecimento por parte dos alunos, então levamos a proposta de realizar estudos que contemplem os escritos literatos locais". Andressa Marreiro, professora de língua portuguesa, ainda relata que: "os alunos ao estudarem a literatura local também passa a acrescentar os mesmos valores das outras literaturas, sem deixar de realizarmos os estudos de interpretação e gramática em língua portuguesa. Eles passam a criar elos identitários entre o leitor e o autor, além de se identificarem melhor com o lugar onde vivem". RELATOS DE ALUNAS



Para Eulália Lobo: "a disciplina eletiva "Literatura de Canindé" apresenta para nós, alunos da EEMTI Capelão Frei Orlando, os autores ilustres de nossa terra que não recebem a devida valorização, fazendo assim com que possamos ter conhecimento de suas obras literárias e sua vida. No decorrer das aulas recebemos a visita de alguns desses autores maravilhosos que puderem expor um pouco mais de sua história e sobre seu amor por contos, crônicas, anedotas, cordéis, poemas e muito mais". Marcela Vieira: "Canindé é conhecida por sua fé, mas pouco se escuta falar de suas riquezas culturais, me refiro a literatura, irei fazer uma simples pergunta: já ouvir falar de alguma obra? São grandes as chances de sua resposta ser não... porém o que se pode esperar de um lugar na qual a arte de escrever é pouco valorizada? Mas posso garantir, existem pessoas que estão tentando mudar essa realidade, repassando "histórias de nossa terra e nossa gente", mostrando a população, que a arte pode está onde menos se espera, até mesmo em simples "retalhos de uma vida"... É triste pensar, que belas obras não são conhecidas, e que mesmo no "centenário do poeta", a literatura não é valorizada... A cultura de nosso povo: A Literatura de Canindé".


Fotos: Andressa Marreiro;
 Texto: Verlenia Lima.
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]