Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

FREI JURANDIR VAI REALIZAR PALESTRA SOBRE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E SUICIDIO.


Com o tema ‘’Vida que te quero Vida’’, frei Jurandir Caetano realiza no próximo sábado, palestra no Mosteiro das Clarissas, as 19h, sobre depressão, ansiedade e suicídio.

O evento tem como objetivo alertar as pessoas pelo gosto de viver e amar o próximo. Participam do evento, os Médicos Dr. Valdeci Freire, clínico geral e psiquiatra, Dr. Gregory Anthony, clínico geral e psiquiatra e os membros do Conselho de Ética da Psicanálise, Dr. Frei Jurandir Caetano, Dr. Ramos de Oliveira, Dr. Viana Campos, Dr. Mário Santos, Dr. Anjo de Castro, Dr. França Silva e Dr. Clealdo.

A Depressão é uma doença que altera o equilíbrio do ser, distorcendo toda a sua visão de mundo.

A emoção sempre subjuga a razão, assim o humor leva praticamente todas as funções psíquicas a acompanhá-lo parcial ou totalmente para o polo depressivo (polo depressivo do humor em contraposição ao polo maníaco, alegre).

O paciente tem consciência das coisas boas da vida, porém é impossível mudar seu humor.

A pessoa deprimida encontra-se desanimada, triste sem motivo aparente: diz que não sente mais alegrias. Fica, geralmente, mais quieta e muitas vezes o barulho lhe incomoda, tendendo a isolar-se. Seu interesse e prazer pelas atividades que praticava diminuem ou acabam.

Queixa-se frequentemente de que não está dormindo direito, de que seu sono é leve, de que está acordando durante a noite ou de que acorda na madrugada e não dorme mais. Porém, há depressões com hipersônica (muita sonolência).

A depressão é um distúrbio recorrente, sendo que ao ter uma fase, o paciente apresenta 50% de chance de ter uma recaída, se foram duas fases, a probabilidade é de 90%.

A Depressão Maior é causada por fatores genéticos, ambientais, psicológicos e biológicos. Como fator decisivo, há alterações nos neurotransmissores cerebrais, que são substâncias que ligam uma célula cerebral (neurônio) a outra. Estas substâncias são: a serotonina, a noradrenalina e a dopamina.

Elas encontram-se diminuídas na depressão, acarretando um desequilíbrio também nos neuroreceptores (local onde a substância se liga).

Atualmente, sabe-se do caráter genético (hereditário) neste distúrbio; porém, tem desencadeantes como o stress, perdas afetivas, mudanças de emprego ou de residência, separações, perdas, mortes, etc.; e ainda pode aparecer independentemente de sinais anteriores.

Pode ser acompanhada de ansiedade e também estar associada a vários distúrbios de ansiedade.

A imunidade pode diminuir neste período, resultando em micoses, herpes, outras viroses, etc.

O tratamento da depressão é muito eficaz e praticamente sem efeitos colaterais. Os antidepressivos são medicações seguras e não induzem à dependência química. Tentam reequilibrar os neurotransmissores.

O aperfeiçoamento nesta área é constante e a cada dia temos novos e melhores antidepressivos.

A psicoterapia é também essencial, fazendo com que a pessoa aprenda a lidar com a própria depressão, conheça a si mesma e possa compreender não só o significado dos fatores desencadeantes para sua personalidade, como também, possibilita transformar-se.

Com a divulgação da depressão pela mídia nos últimos tempos, houve certa confusão entre tristeza e depressão. Assim, muitas pessoas realmente deprimidas, interpretam seu estado como tristeza e não procuram auxílio médico.

As pessoas geralmente acreditam que podem ajudar a pessoa com depressão ao incentivá-la para alguma atividade. Não é o que ajuda uma pessoa deprimida; sendo, muitas vezes, um verdadeiro fardo para ela. A única ajuda possível é o tratamento psiquiátrico.

É importante que se procure o profissional, tanto para a cessação do sofrimento, que é intenso, quanto para não permitir que o quadro se torne crônico, já que se não tratado corretamente, a pessoa permanece vivendo com um resíduo de depressão (sofrendo e vivendo abaixo do seu verdadeiro potencial) e, finalmente, para que não evolua para um fim trágico: o suicídio.

Texto e foto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]