Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

VAQUEIROS PRESTAM HOMENAGEM A SÃO FRANCISCO EM CANINDÉ.



SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ VEM PRESTIGIAR EVENTO.

Será realizada amanhã, sábado dia 30 de setembro no Parque de Exposição Francisco De Assis Bessa Xavier a Missa dos Vaqueiros de número 47, como parte da programação da Romaria em homenagem a São Francisco, o santo do Sertão que começou no dia 24 de setembro e se encerra no dia 04 de outubro. O ato religioso será presidido por Padre Roberto Reinaldo da Paróquia de São José.

É a Missa do Vaqueiro mais antiga do Brasil, depois vem a de Serrita criada em 1971 pelo poeta Pedro Bandeira, o padre João Câncio e a maior autoridade da música o inesquecível Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, para homenagear o seu primo Raimundo Jacó assassinado covardemente em um dia de trabalho.

A grande novidade deste ano, será a presença dos vaqueiros de Canindé, Caridade e Paramoti que participaram das gravações da novela ‘’Velho Chico’’, da Rede Globo que foi um sucesso de audiência.

O Secretário de Cultura do Estado do Ceará Fabiano Piuba, que fará o percurso a cavalo, o Presidente da Fundação de Esporte e Cultura de Canindé – FUNTEC, Rômulo Laurênio, a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Socorro Bastos e a Prefeita da cidade Rozário Ximenes irão prestigiar a santa missa.


Antes, porém, o Secretário de Estado visita uma exposição que retrata a vida e o cotidiano dos vaqueiros, assinada pelo Fotógrafo do C4 NOTÍCIAS DO POVO ON LINE, Antônio Carlos Alves

Os heróis da caatinga partem em cavalgada da Estátua de São Francisco das Chagas às 8h, um dos locais das filmagens e percorrerão as ruas principais ruas da cidade até o local da santa missa.

A celebração começou a integrar o calendário da festa do padroeiro, considerada uma das mais belas do Sertão Nordestino em 1970, por intermédio do poeta popular Raimundo Marreiro, já falecido, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje Mestra da Cultura do Estado do Ceará, Dina Maria Martins, considera a segunda mulher mais influente da cultura popular que mantêm viva essa tradição entre cavaleiros e fé.

De acordo com Dina Martins, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro de 1970, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a cavalgada da fé contou com a presença do inesquecível “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga.

Este ano, a festa em homenagem ao maior símbolo vivo do sertão nordestino muda por decisão da Paróquia. A Santa Missa tem novo horário: será celebrada as 10 horas no Parque de Exposição.

“Estamos realizando mais uma edição da maior romaria que envolve o vaqueiro do Nordeste. Este ano, esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários Municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco por tudo de bom que ele nos proporciona durante o ano, principalmente na proteção divina quando estamos na luta diária entre cavalo e gado”, ressalta Dina Martins

Ela lembra, com orgulho, que Canindé é o único Município do Ceará que tem uma data especial para classe. “Nossa categoria comemora a data no dia 22 de agosto, Dia do Folclore, conforme a lei municipal 2.051, de 29 de abril de 2008”, afirma Dina.

Para garantir a segurança dos participantes, os organizadores do evento contam com o apoio da Paróquia de São Francisco das Chagas, Polícia Militar, Guarda Municipal e da Rede Paz e Bem, um pool de emissoras que está garantindo as informações diárias sobre a Festa de São Francisco.


As festividades em homenagem a São Francisco entram amanhã no sexto dia de novena. O Subtema da celebração: ‘’Francisco: um homem eucarístico. O pregador será Dom Frei Carlos Alberto Breis Pereira da Ordem dos Frades Menores, Bispo Diocesano de Juazeiro da Bahia.

Os responsáveis pela celebração serão Catequese, Batismo e Crisma. O Grupo de cânticos será o Santa Clara e os Estados homenageados Acre e Tocantins. 

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]