Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

ROMARIA DE SÃO FRANCISCO EM CANINDÉ: SAÚDE, EMPREGO E ESTABILIDADE SÃO OS DESEJOS DOS POLÍTICOS E ROMEIROS.


Entre orações e cliques de celulares que registram a 259ª Romaria de São Francisco das Chagas em Canindé, pedidos singelos e únicos. Mas ainda havia espaço para demandas recorrentes entre os romeiros: saúde e emprego, que despontavam na lista entre as pessoas ouvidas pelo C4 NOTÍCIAS DO POVO ON LINE.

Durante as missas, as orações coletivas ou individuais – davam o tom de um momento de introspecção em que cada romeiro ou participante católico elevava as mãos e os pensamentos em busca de algum tipo de conforto ou, simplesmente, queriam agradecer.

Em busca por conforto para amenizar dramas pessoais. Se a situação, para muitos, é de abalo no orçamento pessoal, há ainda quem busque forças para superar dramas pessoais. Foi o caso de Diego Farias, 39 anos. Ele afirmou que foi por meio da busca da religiosidade que conseguiu superar a morte da mulher, há cinco meses. 

Reservado, ele diz que a amada, como ele a chamava, morreu de um câncer repentino. Quando viu o crachá do repórter, ele recuou. Primeiro, não quis mais falar. Mas, depois, retomou a conversa em tom de desabafo. O jovem, que é microempresário e natural de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, fala que resolveu dar um novo rumo à própria vida:

– Vivo cada dia com serenidade e buscando relevar os outros e me acalmar. ‘’A pequena empresa que tenho está sendo tocada por um amigo’’, disse.

Ele sustenta que, desde então, planejamento é algo que fica só dentro da empresa dele. Na vida pessoal, busca a improvisação e o melhor para si sem ser egoísta ou leviano com os outros.


Resignação

Quando o assunto é renda, o tom é de desolação, ainda mais se for funcionário do Estado. O inspetor da Polícia Civil que falou com a reportagem, e pediu para não se identificar, resolveu pedir ajuda à São Francisco. O que os políticos e a população pediram durante a procissão

‘’Todos os anos trabalho como voluntária. Sou uma devota de São Francisco. Renovo minha devoção a ele, peço saúde para todos e venho rezar pelo povo de Canindé. E agradeço a oportunidade de estar fazendo tudo que está ao meu alcance pelo povo’’, disse Rozário Ximenes.
(PMDB), prefeita eleita de Canindé:

Me faço presente na Romaria desde que cheguei. Recordo que, ano passado, fiz um pedido especial: para que o pai seráfico me conduzisse de forma a vir a ser prefeita. Agradeço a ele por ter me dado todo o amparo e essa responsabilidade de governar a cidade que amo, pois é uma bênção ser prefeita de Canindé. E orei bastante e pedi proteção a partir de 1º de janeiro de 2017.


O prefeito eleito de Itatira Antônio Almir é outro que veio pedir graças ao santo: 

Quem é da região sabe que a romaria é uma tradição e que, como tantas outras famílias, a minha faz parte. Sou devoto e não deixo um ano sequer de vir. Agradeço pelo voto de confiança dado pelo povo ao nosso projeto de governo e, inclusive, peço que São Francisco nos ilumine nessa jornada a partir de 2017.

‘’. Agradecer sempre. É o que tenho e fazer e é o que faço, até porque Deus me deu muito mais do que eu merecia. E venho pedir iluminação na construção de uma cultura da paz e da não violência, para uma sociedade mais segura e ordeira’’, salienta a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Canindé Socorro Bastos. 

‘’. Meu pai sempre vinha e eu sigo essa tradição da família. Fico feliz e revigorado ao estar aqui, há uma energia e um ambiente propício a isso. E tenho que agradecer ao fato de, nas eleições, eu ter tido a oportunidade de ter me cercado de pessoas boas. E é o que eu quero: que mais pessoas boas venham para o nosso lado e que possamos fazer uma gestão que Caridade espera e merece’’, disse a Prefeita de Caridade Amanda Lopes.

Só tenho a agradecer, seja pela vida e, principalmente, pedir saúde para a nossa gente.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]