Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

ROMARIA DE CANINDÉ COMEÇA NA MADRUGADA DESTE DOMINGO.


"Irmãs e irmãos, paroquianos e Romeiros de São Francisco das Chagas, 'O Senhor lhes dê a Paz!'"

Festa de São Francisco das Chagas deste ano se reveste de um significado todo especial, pois além de estarmos celebrando os duzentos anos de criação da Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé, também celebramos o centenário da consagração de nossa matriz como Santuário. São Francisco era um homem feliz por ser filho desta Igreja de Jesus Cristo. Toda sua vida foi seguir Jesus e testemunhá-Lo, vivendo uma vida humilde, comprometida com os pobres e enfermos, dando sentido à vida de muita gente que não tinha mais sentido para viver e cuidado com carinho de tudo o que Deus criou, pois era grande seu amor pela criação. O tema da festa deste ano – FRANCISCO, RESTAURA A MINHA IGREJA! é uma tarefa e um compromisso nosso, frades, religiosos e religiosos, leigos e leigas engajados, de fortalecer a vida eclesial dos romeiros e romeiras de São Francisco. Quem vem a Canindé e faz uma experiência de Deus com São Francisco, volta para seu lugar de origem mais católico, mais disposto a ser um cristão engajado em sua comunidade eclesial, mais comprometido com a vida, com a justiça e a paz. É o que nos inspira e nos ensina São Francisco ainda hoje. É a grande e principal missão da Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé!

A Fraternidade Franciscana de Canindé,
Frei Marconi Lins de Araújo, OFM - Pároco e Reitor do Santuário

Com o tema: ‘’Francisco restaura a minha igreja’’, começa na madrugada desde domingo a maior romaria franciscana das Américas. Serão 10 dias de louvores ao santo mais popular do planeta. As 4 horas da manhã serão hasteadas as bandeiras do santo, do Ceará e do Brasil. Logo em seguida missa campal presidida pelo pároco e reitor frei Marconi Lins.

A cidade do interior cearense exemplifica como poucas no País, a persistência da devoção em São Francisco das Chagas, o santo cuja mensagem atravessou os séculos para unir, na fé, homens e mulheres de todos os lugares do planeta. Era notoriamente desprovido de vaidade. No entanto, a sua generosidade o fez admirado por uma multidão de fiéis. Assim o povo de Canindé, ao prestar mais uma homenagem ao santo dos pobres e pequenos, age para multiplicar a sua compaixão.


Este ano, a Paróquia de Canindé comemora 200 anos de fundação, além dos 360 anos da Comunidade da Província Franciscana do Brasil, 259 anos das origens da devoção a São Francisco e 808 anos da Ordem Franciscana no Mundo e 221 anos da chegada da imagem de São Francisco que se encontra no altar e 793 anos das Chagas do homem mais importante do século.

A cidade comemora ainda os 100 anos da sagração da Basílica do santo e 127 anos do painel de São Francisco que todas as noites sai às ruas em direção à Praça do Romeiro que completa 28 anos. É aonde acontecem as novenas durante nove dias. São também exatos 801 anos do Perdão de Assis.


Para frei Marconi Lins, o grande patrimônio da festa é deixar as pessoas felizes e fazer com que os romeiros se sintam acolhidos. ‘’A festa de São Francisco é um patrimônio do povo nordestino. A minha função é puramente espiritual’, mas o administrativo entra no processo’’, disse.

De família rica, São Francisco abraçou a pobreza para levar amor, onde houvesse ódio. Nada mais justo, pois, que sua romaria, nos 259 anos de devoção, se torne símbolo deste encontro fraternal que leva o seu nome em Canindé, cidade localizada no meio do Sertão, um símbolo de fé sem limites.

O santo do milênio nasceu no dia 5 de julho de 1182 na Itália e morreu aos 44 anos no dia 03 de outubro de 1226.

Canindé, distante 126 quilômetros de Fortaleza, localizado na região do semiárido nordestino, é conhecida mundialmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas, já está preparado para os festejos de seu padroeiro, São Francisco, que começa na madrugada do dia 24 de setembro e se encerra no dia 04 de outubro, com a participação das pastorais, das comunidades, movimentos religiosos da igreja, bem como do grande número de romeiros.

Segundo o pároco e reitor do santuário frei Marconi Lins que pela terceira vez irá coordenar os festejos, explica o tema deste ano, reflete a espiritualidade. Para ele a ‘’primeira palavra é o acolhimento, mas que uma infraestrutura é o acolhimento, e a espiritualidade’’.

‘’A festa de São Francisco se reveste de um significado todo especial, pois além de estarmos celebrando os duzentos anos de criação da paróquia, também celebramos o centenário da consagração de nossa matriz como santuário que acolhe romeiras e romeiros do norte e nordeste e de outras regiões do nosso imenso Brasil que aqui vem louvar a Deus pelas graças que recebem pela intercessão de São Francisco, o Pobrezinho de Assis. O Santuário de São Francisco já desenvolveu uma série de trabalhos em prol do bom acolhimento aos romeiros e visitantes. Entre eles se destacam melhores acessos no Museu, Convento de Santo Antônio, Capela do Painel, Casa dos Milagres, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes no entorno da Basílica.

‘’Nossa grande preocupação é com acessibilidade, levando em conta que cresce o número de romeiros e idosos com necessidades especiais’’, frisa frei Marconi Lins.

No abrigo de São Francisco, um conjunto de 36 banheiros que dispõem de chuveiros, sanitários, lavatórios, sendo banheiros para pessoas portadoras de necessidades especiais. Também há uma cozinha comunitária, que contará com depósitos de utensílios e material de limpeza com capacidade de acomodar 60 panelas de uma só vez, e outro para guardar carvão para fogões comunitários.


Caixas d´água também foram reparadas para evitar um eventual desabastecimento no Abrigo. A Lanchonete São Francisco, localizada ao lado da cozinha, também passou por melhorias, tornando-se um espaço agradável para os romeiros.
O Abrigo Santo Antônio outro espaço de acolhimento também está de cara nova, com pinturas, banheiros novos e concertos nas caixas d´água e outros benefícios em sua estrutura. Segundo destaca frei Marconi, todas essas obras estão sendo executadas graças ao apoio dos romeiros e benfeitores do Santuário. ‘’. Essas medidas objetivam o bem-estar do romeiro. Estamos fazendo uma transformação em nossa casa’’, destaca o pároco.

A cidade já registra uma intensa movimentação, principalmente nos finais de semana e feriados. Os vendedores ambulantes já começam a preparar seus espaços, demonstrando otimismo em relação às vendas. Os preparativos para a romaria já vêm predominando no cotidiano da cidade há menos de uma semana, sobretudo nas áreas religiosas.

Para frei Marconi Lins, a ‘’primeira palavra é o acolhimento, mas que uma infraestrutura é o acolhimento, e a espiritualidade

PROGRAMAÇÃO DAS FESTIVIDADES.

HORÁRIOS DE MISSAS.

Basílica e Praça da Gruta: 5h, 7h, 9h, 11h e 16h.
Mosteiro das Irmãs Clarissa: 6h
Igreja de Cristo Rei: 6h
Igreja de Nossa Senhora das Dores do dia 30 de setembro a 03 de outubro – 8h e 10h. Do dia 1º de outubro a 03 de outubro – 15h.

Via Sacra de 25 de setembro a 03 de outubro, às 5h na Avenida Francisco Cordeiro Campos.

As novenas de 25 de setembro a 03 de outubro sempre as 18h na Praça dos Romeiros.

Batizados todos os dias, às 10h e às 15h no Complexo São Damião. Os batizados só serão realizados com a apresentação do documento de autorização do seu respectivo pároco.

Procissões com o Painel dia 24 de setembro às 18h. De 25 de setembro a 03 de outubro às 17h30min.

As confissões de 24 de setembro a 03 de outubro, 6h às 11h e 14h às 17h no Complexo São Damião.

A missa de encerramento dia 04 de outubro, às 9h, na Quadra da Gruta, e, a procissão de São Francisco às 17h pelas principais ruas da cidade, com benção, despedida e anuncio da festa de 2018. No dia 05 de outubro ao meio dia encerrando oficialmente os festejos com Arreamento das Bandeiras com a tradicional benção dos chapéus. Nesse dia missas 5h, 6h e 16h



Fotos e texto de Antônio Carlos Alves.
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]