Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

DIA NACIONAL DE LUTA DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O EXEMPLO QUE VEM DE CANINDÉ


O Centro de Especialidades Odontológicas de Canindé – CEO, inaugurado no dia 4 de abril de 2013 e que atende 201.678 pacientes dos Municípios Sede, Caridade, Boa Viagem, Paramoti, Madalena e Itatira, realiza no próximo dia 21 de setembro de 2017 as 8h na sede do CEO Regional, localizado na Rua Paulino Barroso S/N no Bairro Imaculada Conceição, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

De acordo com a Diretora Amélia Crisóstomo Queiroz, deverão participar do evento 150 pacientes dos seis Municípios, que serão prestigiados pelos Prefeitos (a) e Secretários (a) de Saúde. ‘’Nesse dia, só serão atendidos pacientes com deficiência’’, garante a Diretora.

Segundo ela, o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2015. 

‘’Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social’’, explica Amélia Queiroz.

No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro e Geografia Estatística - IBGE, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Os direitos dos deficientes estão garantidos na Constituição Federal de 1988 e o Brasil tem uma das legislações mais avançadas sobre os direitos das pessoas com deficiência, das quais destacamos algumas:

No País foram criadas quatros leis que dispõe sobre os direitos dos deficientes:


Lei Federal nº 7.853, de 24/10/1989, dispõe sobre a responsabilidades do poder público nas áreas da educação, saúde, formação profissional, trabalho, recursos humanos, acessibilidade aos espaços públicos, criminalização do preconceito.

Lei Federal nº 8.213, 24/07/1991, dispõe que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados devem empregar de 2% a 5% de pessoas com deficiência.

Lei Federal nº 10.098, de 20/12/2000, dispõe sobre acessibilidade nos edifícios públicos ou de uso coletivo, nos edifícios de uso privado, nos veículos de transporte coletivo, nos sistemas de comunicação e sinalização, e ajudas técnicas que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência.

Lei Federal nº 10.436, 24/04/2002, dispõe sobre o reconhecimento da LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais para os Surdos

‘’Estes avanços foram frutos de muita luta e enfrentamentos e muita vontade de transformar. Muito há que se fazer, para que estas leis saiam do papel, trazendo igualdade para todos os cidadãos’’, finalizou Amélia Queiroz.

Foto e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]