Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ ESPERA RECEBER 2,5 MILHÕES DE FIÉIS NA ROMARIA.


A cidade já está em contagem regressiva para a realização da maior festa franciscana das Américas

Com o tema "Francisco, restaura minha igreja’’, a Paróquia de São Francisco das Chagas e a Prefeitura de Canindé fazem os últimos ajustes para a maior romaria franciscana das Américas, que acontecerá de 24 de setembro a 4 de outubro, dia em que se comemora o santo protetor da ecologia, da paz e dos animais.

A cidade entra em contagem regressiva para a realização da maior festa franciscana das Américas.

A Romaria de São Francisco de Canindé atrai devotos de todo o mundo, mas tem predominância de pessoas dos Estados nordestinos. A abertura da festa está prevista para a madrugada do dia 24, com caminhada e missa.

Neste ano, a romaria traz um novo sentido para os devotos, por se tratar da primeira vez na sua história em 200 anos de paróquia, onde um papa leva o nome do padroeiro da cidade, "Francisco". A devoção ao patrono da natureza e dos pobres começou em 1758. São previstos cerca de 2,5 milhões de romeiros vindos de todo o País e até do Exterior, mas com predominância dos Estados do Nordeste brasileiro.

Os pontos religiosos passaram por melhorias para receber o grande número de fiéis. A Prefeitura colocou toda a infraestrutura administrativa a serviço da Igreja Católica.

Canindé já está em contagem regressiva para o início dos festejos. "Há exatos 8 meses nos preparamos para essa romaria e os pontos religiosos estão prontos para receber os fiéis de São Francisco", afirma o pároco e reitor do santuário, frei Marconi Lins.

Segundo o coordenador de liturgia do santuário, Cirano Alison, a Igreja Católica irá trabalhar com cerca de 60 frades e padres diocesanos que virão ajudar na festa. Serão realizadas 22 procissões, 100 missas, 10 vias sacras e oito adorações ao santíssimo. A missa de encerramento dos festejos, no dia 4 de outubro, será celebrada pelo arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi, às 9h, na Quadra Coberta de Nossa Senhora de Lurdes da gruta.


Outras novidades estão nas comemorações do santuário. Este ano, os frades comemoram 100 anos de elevação do santuário de São Francisco das Chagas, à dignidade de Basílica Menor, mérito atribuído a poucas igrejas do mundo.

A Fundação da Paróquia comemora 200 anos de serviços prestados. O principal ponto de visitação turística de Canindé, a Basílica, completa 100 anos de sua sagração. Mais um momento histórico fica por conta dos 94 anos de atuação dos franciscanos nos Sertões de Canindé. De acordo com o historiador César Magalhães, eles assumiram a Província de Santo Antonio do Brasil no dia 7 de abril de 1923, um domingo de páscoa.

A prefeita da cidade, Rozário Ximenes, já assegurou à coordenação das festividades que todas as secretarias municipais ficarão à disposição da paróquia. O chamado corredor religioso, que compreende a Basílica, Igreja Nossa das Dores, Convento dos Franciscanos, Praça dos Romeiros até a Igreja de Cristo Rei no Monte, ficará livre para o trânsito de romeiros. Não será permitido nenhum tipo de comércio nesses espaços. Uma demarcação horizontal será feita para um melhor controle dos fiscais. "A Festa de São Francisco é da Igreja Católica, nosso papel é apenas dar o apoio que for necessário, solicitado por frei Marconi Lins", afirmou a prefeita, que completa 20 anos de trabalho voluntário em defesa da romaria. Quanto à infraestrutura, a Prefeitura melhorou a iluminação das principais vias de acesso para o santuário. Os abrigos mantidos pela Paróquia estão prontos para atender à demanda de visitantes.


Iniciativa privada

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Socorro Bastos, disse que o poder público e a Igreja fazem a sua parte, mas quem faz a economia se movimentar é a iniciativa privada. Para isto, é necessário que os donos de hotéis, restaurantes e pousadas mantenham seus estabelecimentos em condições de qualidade para atender o romeiro turista. "Quem vem a Canindé quer pagar, mas quer serviço de qualidade", observa a Secretária. A sua pasta irá disponibilizar guias turísticos.

Quem vier para a Festa de São Francisco irá encontrar um forte esquema de segurança montado pelas polícias Rodoviária Federal, Estadual, Civil e Militar, Promotoria Pública e também a Guarda Municipal. A meta é assegurar completa segurança para os romeiros. Além do policiamento já existente na cidade, Ronda do Quarteirão, Força Tática de Apoio, Serviço de Inteligência da PM, Raio, equipes do Comando Tático Rural, Corpo de Bombeiros e novos Guarda Municipal, irão se juntar as demais forças de segurança e um reforço de 250 policiais durante os dias de festejos.

O Ministério Público tem um esquema especial para evitar a entrada de armas e drogas na cidade.
Na Câmara dos Dirigentes Lojistas foi apresentado o projeto de mapeamento especial de Canindé. Estão definidos cinco amplos estacionamentos para veículos de grande porte, como os ônibus e caminhões de romeiros. A meta é evitar a obstrução das estreitas ruas do Centro, onde há fluxo maior de consumidores nas lojinhas.

A Polícia Rodoviária Federal vai disponibilizar todo seu contingente de patrulheiros que irão percorrer o trecho que compreende o Piauí até Fortaleza, garantindo a segurança de quem vai utilizar a BR-020.

Quanto ao abastecimento de água, o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Francisco Rocha de Sousa, assegura que não irá faltar água na cidade. As adutoras dos açudes Sousa e São Matheus funcionarão, simultaneamente, para dar conta do aumento de consumo do recurso hídrico no período que a população mais que triplica. Também haverá reforço de poços profundos que foram perfurados na sede do município e duas pipas da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos. "A água desses poços, passará por um tratamento e depois será jogada na rede de abastecimento´´, garantiu.

A abertura da romaria acontece na madruga de amanhã dia 24, às 4h da manhã, com hasteamento das bandeiras e celebração eucarística presidida por frei Marconi Lins e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Mais informações

Paróquia de São Francisco Município de Canindé
Praça da Basílica
Centro - (85) 3343.0017
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]