Últimas Notícias

CANINDÉ: A MAGIA DO CINEMA QUE ENCANTA ESTAR DE VOLTA


A construção de cinemas em Municípios que não contam com esse tipo de equipamento cultural é uma iniciativa da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), por meio da Lei 12.599/2012, que define o programa Cinema Perto de Você. A justificativa para a política é a concentração exagerada de salas de cinema nos grandes centros urbanos do País, em prejuízo às populações de pequenas e médias cidades do Interior, especialmente nas regiões Norte e Nordeste já é uma realidade.

Canindé ganha, assim, duas novas salas de cinema, após longos anos de jejum com o fechamento do nosso histórico Cine Canindé, na Praça da Basílica, iniciativa pioneira do empresário César Campos, que ficava localizado onde hoje funciona o Banco Bradesco e o Cine Alvorada onde hoje estar instalada a Igreja da Congregação Mariana.

No entanto, o projeto "Cinema da Cidade", gerenciado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Caixa Econômica Federal, promete resgatar essa tradição. O projeto que contemplou o Estado do Ceará visa estimular, por meio de convênios com as Prefeituras, a implantação de complexos de cinema em cidades com mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes que não disponham desse serviço.

‘’Importante ressaltar que esse é o primeiro bloco de investimentos em salas no interior do Estado’’, diz a coordenadora do Projeto Cinema na Cidade Maninha Morais que visitou o local onde será construído o cinema de Canindé, na manha desta quarta-feira, dia 09 de agosto acompanhada do Engenheiro da Secretaria de Cultura do Estado Paulo Renato Cavalcante, da Secretária de Turismo Socorro Bastos e do Gerente Municipal de convênios e projetos da Prefeitura Ramon Francesco.

‘’Os cinemas serão públicos’’, diz Maninha. A seleção de filmes de cada sala será realizada por empresa exibidora a ser selecionada por chamada pública feita pelo Governo do Estado.

A responsabilidade pela administração dos espaços, no entanto, cabe à Prefeitura, que deve assumir o cinema após a seleção dos exibidores. ‘’Parte dos valores arrecadados na bilheteria será revertida ao fundo Municipal para o setor audiovisual de cada Município, que deverá ser revertido em incentivos à produção do setor nas cidades. A planta do projeto já estar pronta, e o terreno vai passar agora pelo processo de terraplanagem.

A obra será construída no espaço que pertence o Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier.


Texto de Antônio Carlos Alves
Foto Everton Félix

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias