Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ: A MAGIA DO CINEMA QUE ENCANTA ESTAR DE VOLTA


A construção de cinemas em Municípios que não contam com esse tipo de equipamento cultural é uma iniciativa da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), por meio da Lei 12.599/2012, que define o programa Cinema Perto de Você. A justificativa para a política é a concentração exagerada de salas de cinema nos grandes centros urbanos do País, em prejuízo às populações de pequenas e médias cidades do Interior, especialmente nas regiões Norte e Nordeste já é uma realidade.

Canindé ganha, assim, duas novas salas de cinema, após longos anos de jejum com o fechamento do nosso histórico Cine Canindé, na Praça da Basílica, iniciativa pioneira do empresário César Campos, que ficava localizado onde hoje funciona o Banco Bradesco e o Cine Alvorada onde hoje estar instalada a Igreja da Congregação Mariana.

No entanto, o projeto "Cinema da Cidade", gerenciado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e com a Caixa Econômica Federal, promete resgatar essa tradição. O projeto que contemplou o Estado do Ceará visa estimular, por meio de convênios com as Prefeituras, a implantação de complexos de cinema em cidades com mais de 20 mil e menos de 100 mil habitantes que não disponham desse serviço.

‘’Importante ressaltar que esse é o primeiro bloco de investimentos em salas no interior do Estado’’, diz a coordenadora do Projeto Cinema na Cidade Maninha Morais que visitou o local onde será construído o cinema de Canindé, na manha desta quarta-feira, dia 09 de agosto acompanhada do Engenheiro da Secretaria de Cultura do Estado Paulo Renato Cavalcante, da Secretária de Turismo Socorro Bastos e do Gerente Municipal de convênios e projetos da Prefeitura Ramon Francesco.

‘’Os cinemas serão públicos’’, diz Maninha. A seleção de filmes de cada sala será realizada por empresa exibidora a ser selecionada por chamada pública feita pelo Governo do Estado.

A responsabilidade pela administração dos espaços, no entanto, cabe à Prefeitura, que deve assumir o cinema após a seleção dos exibidores. ‘’Parte dos valores arrecadados na bilheteria será revertida ao fundo Municipal para o setor audiovisual de cada Município, que deverá ser revertido em incentivos à produção do setor nas cidades. A planta do projeto já estar pronta, e o terreno vai passar agora pelo processo de terraplanagem.

A obra será construída no espaço que pertence o Parque de Exposição Francisco Diassis Bessa Xavier.


Texto de Antônio Carlos Alves
Foto Everton Félix
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]