Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DE CANINDÉ É REFERÊNCIA EM SAÚDE BUCAL NO CEARÁ.


Uma pesquisa feita entre 875 pacientes que recebem atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas de Canindé aponta que 85% desse público alvo assina nota 10 para os trabalhos desenvolvidos no CEO.

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), presentes em mais de 800 municípios brasileiros, se tornaram referência em saúde bucal. Essas unidades contam com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas. Cirurgias de boca, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos.

Um exemplo desse trabalho é o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, Alberto Martins, inaugurado no dia 4 de abril de 2013 pelo então Governador Cid Gomes e, que funciona no Município de Canindé e atende 201.678 pessoas dos Municípios de Canindé, Caridade, Boa Viagem, Madalena, Paramoti e Itatira, que formam o Consórcio Público de Saúde e Desenvolvimento Integrado dos Sertões de Canindé.

Desde seu funcionamento a aparência de muitos pacientes melhorou muito. ‘’A partir da data em que você começa o tratamento lá, você é muito bem atendido e condição hoje para pagar uma prótese à vista eu não teria, eu teria que parcelar ela em não sei quantas vezes. “Se não tivesse esse atendimento ficaria bem difícil até para a população em geral”, comenta Maria José Pereira da Silva do Distrito de Targinos.


A diretora do Centro de Especialidades Odontológicas de Canindé Maria Amélia Crisóstomo Queiroz, explica como é o atendimento na unidade. ”O funcionamento do prédio é das 7h às 18h”. São oferecidas as especialidades de cirurgia, endodontia (canal), periodontia (limpeza), ortodontia (parte de aparelho), prótese total, prótese parcial removível, atendimento a paciente com necessidade especial, raios-X, panorâmica da arcaria dentaria, panorâmica Peri apical (só um dente). ‘’Tudo que o paciente precisa é feito no Centro’’, explica a Diretora.

‘’A consulta de primeira vez é feita na Unidade Básica de Saúde - UBS de origem do paciente, então ele é encaminhado para o Centro. As consultas de retorno são agendadas aqui, a gente garante o retorno do paciente até ele finalizar aquele tratamento. “Temos recebido muitos elogios que tem o reconhecimento da população por estar oferecendo um serviço realmente de qualidade”, destaca a Diretora.

A grande inovação na sua gestão foi à implantação do Transporte Sanitário, que traz e leva os pacientes de suas cidades de origens para as consultas no CEO. ‘’Um micro-ônibus serve aos Municípios de Boa Viagem e Madalena, uma Dublô transporta os moradores de Itatira, um Van traz quem mora em Paramoti e Caridade’’, frisa Amélia Queiroz. Os pacientes de Canindé se deslocam normalmente. Por mês são atendidas 2.203 pessoas, mas com o Transporte Sanitário, os números irão aumentar’’, concluiu.

Até um laboratório foi implantado no Centro de Especialidades Odontológicas de Canindé para facilitar o atendimento da população.


‘’Para se que se tenha uma noção do sucesso do programa, uma pesquisa feita com 875 pacientes, identifica-se que 85% dos entrevistados atribuíram nota 10 ao Centro de Especialidades Odontológicas da Região de Canindé, aos serviços de Saúde realizados aos mesmos’’, comemora a prefeita de Canindé Rozário Ximenes.

Dessa maneira, os usuários dos serviços – população dos Municípios consorciados consolida a qualidade do Sistema Único de Saúde por meio do seu acesso as especialidades do CEO.

Na visão da prefeita de Canindé, Rozário Ximenes os consórcios são instrumentos de suporte ao fortalecimento da gestão, de forma descentralizada, no apoio à organização e prestação de serviços públicos de média e alta complexidade nos Municípios.

‘’As grandes vantagens dos consórcios, são a redução dos custos operacionais, ampliando a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos financeiros, além da integração de diferentes realidades locais, preservando suas peculiaridades, na busca da solução de problemas comuns’’, ressalta a prefeita.

O Diretor Executivo do Consórcio, Paulo Ítalo Sales disse que os Municípios entram com 40% dos valores e o Estado com o restante, ou seja 60%.

Os Centros de Especialidades Odontológicas fazem parte do Programa Brasil Sorridente que leva atendimento dentário gratuito a cerca de 80 milhões de brasileiros usuários do SUS. Atualmente, existem mais de mil CEOS em todo o país.

Os Consórcios Intermunicipais, parcerias entre municípios para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população, surgiram como forma de superar a atomização de municípios e recobrar escalas produtiva e financeira adequadas. Destacam-se os consórcios Intermunicipais em ações de saneamento, instalação de infraestrutura de energia elétrica, construção de estradas e atividades relacionadas à promoção de saúde pública.



Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]