Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ: PRONATEC VAI FORMAR AGENTES DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS


Numa parceria da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e a Secretaria da Educação Infantil e Fundamental de Canindé, 30 alunos de uma única turma homologada pelo Ministério da Educação e Cultura irão passar por um curso de qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

De acordo com Geórgia Clara Soares Rodrigues, coordenadora local, o curso gratuíto vai oferecer aulas para Agente de Informações Turísticas com previsão de inicio para o dia 11 de setembro, pela Formação Inicial Continuada – FIC do PRONATEC.

Na visão da Secretária de Turismo de Canindé, Socorro Bastos, o curso visa preparar profissionais para serem aproveitados nos eventos religiosos, porque o Município tem no turismo religioso a sua principal mercadoria. ‘’Estamos buscando melhorar a qualidade de acolhimento aos nossos turistas, visitantes, romeiros, e devotos de São Francisco’’, explica Socorro Bastos.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

O Programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

De 2011 a 2014, por meio do PRONATEC, foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas.

OBJETIVOS DO PRONATEC:

I - expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; 
II - fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; 
III - contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional; 
IV - ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional; 
V - estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 
VI - estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.

Os cursos são uma maneira de expandir o ensino profissionalizante e qualificar a mão de obra. É uma forma de juntar o útil ao agradável, ou seja, as empresas estão precisando cada vez mais de mão de obra qualificada.

O PRONATEC já distribuiu mais de oito milhões de vagas em cursos gratuitos. Para participar dos cursos gratuitos FIC PRONATEC, o candidato precisa estar dentro de alguns requisitos como: estar matriculado no segundo ou terceiro ano do ensino médio ou ser concluinte do mesmo. Ser trabalhador empregado ou desempregado.

FOTOS E TEXTO DE ANTONIO CARLOS ALVES
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]