Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

TRADIÇÃO DAS FOGUEIRAS É MANTIDA NO INTERIOR


A tradição de acender a fogueira para os três santos mais populares do povo nordestino ainda é mantida em diversas partes. A primeira fogueira é acesa na noite de 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio. Depois vem a fogueira de S. João (23), e por último a fogueira de S. Pedro, na noite de 28 de junho. O costume, via de regra, está também atrelado às casas onde vivem pessoas homônimas dos santos. Exemplo é a casa do poeta Pedro Paulo Paulino, em Vila Campos, interior de Canindé, onde a tradição da fogueira em louvor de S. Pedro nunca foi quebrada.

No antigo casarão da família, construído na década de 30 do século passado, contam-se pelo menos quatro pessoas que se chamam Pedro. O primeiro deles foi o patriarca, seu Pedro Paulino Ferreira. Em seguida, vieram o filho e mais dois netos, todos homônimos do santo que na crendice popular é o porteiro do céu. “Meu pai jamais deixou de acender uma fogueira no pátio da casa, na noite de 28 de junho. Ele era sertanejo, agricultor e tinha devoção por S. Pedro. Com a morte dele, em 2007, demos continuidade à tradição que com certeza seguirá em frente”, afirma Pedro Paulo Paulino.


A prática de acender as fogueiras juninas coincide também com a safra do milho, quando os santos protetores não deixam faltar o inverno. Nesse caso, familiares e amigos reúnem-se em torno da fogueira para assar espigas de milho verde e comemorar as datas, como manda a tradição. Outro costume ainda mantido em algumas comunidades rurais é o de amigos se tornarem compadres diante da fogueira acesa, conforme um ritual folclórico passado de geração a geração.

Foto: PPP
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]