Últimas Notícias

REUNIÃO DISCUTE MEDIDAS PARA EVITAR FECHAMENTO DO HOSPITAL REGIONAL SÃO FRANCISCO.


Uma reunião com a Prefeita de Canindé Rozário Ximenes, o Diretor Executivo Consórcio Público de Saúde e Desenvolvimento Integrado dos Sertões de Canindé, Paulo Ítalo, a Diretora do Centro de Especialidades Odontológicas, CEO Amélia Queiroz, o vereador Chico Justa, técnicos da Secretaria de Saúde do Estado, direção executiva do Hospital Regional São Francisco, foi realizada na manhã de hoje em Canindé discutir medidas que evite fechar a Casa de Saúde do Município.

Durante entrevista ao programa Momento Atual, da Rádio São Francisco, no dia 05 de Abril, o presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco, Frei Joãozinho Sanning, disse que a receita do Hospital é insuficiente para manter a unidade de saúde e que ao longo dos anos foram acumulando dívidas. Entre elas, uma dívida com a Receita Federal.

O Hospital Regional São Francisco é filantrópico. No caso das instituições filantrópicas, elas são sem fins lucrativos, mas são contratadas pelos gestores públicos para prestarem serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo Frei Joãozinho, a ideia é tornar o hospital 100% SUS, mas para que isso seja possível é preciso que todas as contas do hospital estejam em dia. 

A 23ª Vara da Justiça Federal do Ceará em Quixadá determinou o bloqueio das contas da Santa Casa e todos os recursos que entrarem nas contas serão confiscados pela Receita Federal. Frei Joãozinho pediu ajuda dos prefeitos da região como Canindé, Caridade, Itatira, Paramoti, Madalena e Boa Viagem e disse que a questão agora é política. “O Estado precisa assumir o Hospital, ou ele vai fechar”, disse.

“Agora é uma questão de tudo ou nada. Estou aguardando um posicionamento do setor jurídico para saber o que podemos fazer, ou então o Hospital morre, será executado pela Receita Federal”, lamentou o Presidente.


Diante da situação a prefeita Rozário Ximenes entregou documento ao governador Camilo Santana que autorizou o Secretário de Saúde Henrique Javi enviar uma equipe técnica para conhecer de perto a realidade do Hospital Regional São Francisco. O Deputado Estadual João Jaime já agendou para o dia 13 de abril uma reunião em Fortaleza com o Governador e a direção maior do Hospital para que uma solução seja encontrada.


Texto de Antônio Carlos Alves
Foto de Everton Félix

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias