Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

PROJETO DE MANEJO FLORESTAL É LANÇADO NO CEARÁ E DEVERÁ CHEGAR A CANINDÉ.


O Território Sertões De Canindé, que abrange uma área de 9.099,20 Km² composta por seis municípios: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti.

A população total do território é de 195.314 habitantes, dos quais 86.314 vivem na área rural, o que corresponde a 44,19% do total. Possuí 17.416 agricultores familiares, 3.261 famílias assentadas. Seu IDH médio é 0,62.


O Projeto de desenvolvimento florestal lançado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado, deverá chegar ao Município de Canindé ainda este ano. A ideia é implantar áreas sustentáveis nos Assentamentos da região que estão localizados numa área de 3.218,4km2.

Por ser um Município com o maior número de assentamentos do Brasil, Canindé será a segunda região a receber o beneficio. De acordo com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, existem hoje 63 assentamentos e 09 do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE. Ao todo, são 2.261 famílias instaladas.

CONHEÇA O PROJETO

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), e o Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal (CEF), lançou o Projeto Desenvolvimento de Práticas de Manejo Florestal Sustentável na Região do Baixo Jaguaribe. Durante a solenidade de entrega das placas dos assentamentos rurais daquela região, no assentamento Chico Mendes II, em Russas, o secretário Artur Bruno lembrou que a CEF entrou com recursos da ordem de R$ 800 mil e o Governo do Ceará com R$ 130 mil, beneficiando mais de 400 famílias.

“Desta forma, a extração será feita de forma ambientalmente correta, licenciado pela SEMACE”, explicou Bruno.

Além de representantes dos 17 assentamentos contemplados, estiveram presentes secretários municipais de Morada Nova e Russas. O Projeto tem como objetivo o manejo de, no mínimo, 5000 hectares da caatinga por meio da implantação de 17 planos de manejo florestal de uso múltiplo, além do estabelecimento de mecanismos para promover o desenvolvimento econômico com sustentabilidade, por meio Planos de Negócios nos assentamentos.


ASSISTÊNCIA.

Em 2017 foi contratada a empresa Verde Vida Engenharia Ambiental Ltda. para prestação de assistência técnica aos assentamentos selecionados no Projeto nos seis municípios da área de abrangência: Russas, Morada Nova, Ibicuitinga, Ibaretama, Ocara e Beberibe. Os trabalhos de assistência técnica iniciaram com reuniões de mobilização juntos aos assentados para inícios dos Diagnósticos Rurais Participativos e, paralelamente, vem sendo desenvolvidas atividades de assistência técnica para exploração dos talhões aprovados pela SEMACE.

PLANO.

A implantação do Plano de Manejo nos assentamentos rurais vem beneficiando aproximadamente 461 famílias e apresenta vantagens para a região como suprimento de energéticos florestais, pois a vegetação da caatinga é tolerante às secas, assim como apresenta a capacidade de rebroto por tocos e raízes, desse modo, assegurando que não terá risco de perda do recurso florestal por motivo de seca. Ressalta-se também que com a implantação do Manejo Florestal haverá melhoria ambiental com a retirada da madeira de forma adequada preservando os recursos hídricos e solos além de benefícios sociais, pois a dificuldade em obtenção de renda por parte dos agricultores torna o desenvolvimento de atividades sustentáveis uma ferramenta importante para favorecer a permanência do homem no campo principalmente em períodos de estiagem evitando a migração.
Esse projeto também poderá contribuir para a implementação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e a floresta.


Texto e fotos de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]