Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

VAQUEIROS DE CANINDÉ PRESTAM HOMENAGEM A SÃO JOSÉ.


A Paróquia de São José instalada na cidade de Canindé realiza no próximo sábado, dia 11 de março às 9h missa em homenagem a São José, o pai de Jesus Cristo, advogado do sertanejo e profeta das chuvas e padroeiro do Ceará. 

A celebração que será presidida pelo pároco Roberto Reinaldo acontece no Parque de Exposição Francisco de Assis Bessa Xavier, localizado na Avenida São Francisco na entrada da cidade.

Essa é a primeira missa oficial em homenagem ao santo de devoção do homem do campo.

Conta à lenda que o gado acompanha o vaqueiro quando este sai aboiando na frente dele. Assim, não se dispersa nunca e sempre chega no pasto ou no curral sem dar muito trabalho. Baseada nessa lenda que corre o sertão nordestino há muito tempo, a Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores da Microrregião do Sertão de Canindé – AVABOCRI –, que existe há mais de 45 anos promove missas, cavalgadas, festas em homenagem a símbolo vivo do sertão nordestino.


Os vaqueiros que exercem em seu dia a dia, uma profissão árdua cheia de perigos. Por isso mesmo, participam dos rituais religiosos de gibão, peitoral, perneiras, luvas, jalecos e chapéu de couro.


‘’São essas manifestações que ajudam a manter viva uma tradição que remonta a história do ciclo do couro’’, observa o Presidente da entidade José Curdulino Filho.


Texto e fotos de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]