Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ CRIA COMITÊ PARA ENFRENTAR O MOSQUITO.


GUERRA CONTRA O AEDES AEGYPTI JÁ DURA TRÊS DÉCADAS.


‘’Um mosquito não é mais forte que um município inteiro’’. Vamos à luta e só assim com a união de todos iremos conseguir combater esse inseto tão pequeno que nos atormenta diariamente’’, com essa visão a Secretária de Saúde de Canindé Nilvane Teófilo abriu a reunião para formação de um Comitê Intersetorial de enfrentamento e combate a dengue, zika e chikungunya no Município de Canindé. O objetivo é fortalecer as estratégias de combate ao mosquito aedes aegypti, através de acompanhamentos de ações e mobilização social.


‘’A finalidade maior é integrar as secretarias nas ações de combate a dengue, realizando semanalmente ações conjuntas nos bairros da cidade, priorizando os de maior índice’’, explica a Secretária de Saúde Nilvane Teófilo.


O Comitê funcionará na formação e responsabilidade de cada secretaria que irá pontuar que ações farão conjuntamente com a Saúde.


Ao final de cada semana, será realizado o dia ‘’D’’ com mutirão, visitas domiciliares e educação em saúde. No final do mês o comitê se reunirá para avaliar as atividades realizadas e planejar as do mês subsequente.


‘’A primeira ação do comitê acontece no dia 7 de abril no bairro da Bela Vista, com a participação de todas as secretarias’’, explica Nilvane Teófilo.


Para isso, a secretaria de saúde irá intensificar as estratégias de controle e combate ao mosquito, físicas, químicas e biológicas. ‘’Iremos a partir de hoje dia 30 até o dia 4 de abril realizar visitas as Unidades Básicas de Saúde para um mapeamento de áreas críticas e falarmos da importância das notificações’’, disse a secretária.


No projeto cada secretaria tem sua atribuição. A educação de ensino infantil e fundamental irá trabalhar em sala de aula temas relacionados às questões ambientais e contextualizar a situação da dengue nas atividades rotineiras de cada espaço escolar.


Já a infraestrutura cuidará da limpeza dos terrenos baldios e uma capacitação com os garis orientando com tratar a dengue. O Serviço Autônomo de água e esgoto – SAAE, irá elaborar um calendário de distribuição de água para que as pessoas não armazenem mais o precioso líquido em locais que gerem a proliferação do mosquito, além de um programa de saneamento básico.


A secretaria da Assistência Social cuidará da integração nas ações educativas dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS e dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS em momentos sobre a dengue.


A secretaria do meio ambiente vai auxiliar na manutenção da limpeza dos ambientes, terrenos baldios, praças e ruas.


‘’Precisamos agir rápido porque estamos em um período de inverno muito bom que nos trouxe muitos problemas de saúde pública. Para isso, todas as sextas-feiras pela manhã irão montar nosso sistema de mutirão nos bairros a caça do mosquito e suas larvas’’, assegurou Nilvane Teófilo.


A grande novidade do comitê é a chegada do peixe beta que já a consumir 500 larvas do mosquito por dia e não causa problemas ao meio ambiente. ‘’Também já beneficiamos 250 famílias com 1.250 metros de tela na vedação de caixas d´água com o acompanhamento das equipes de endemias.


Na opinião do coordenador do programa Gustavo Justa, não se pode mais deixar que o mosquito invada a cidade.


CONFIRA O CALENDÁRIO DE VISITAS


Dia 07 de abril bairro da Bela Vista


Dia 12 de abril bairro do Canindezinho


Dia 20 de abril bairro das Campinas


Dia 28 de abril bairro da Santa Luzia


Dia 05 de maio bairro Santa Clara


Dia 12 de maio bairro do ‘’S’’


Dia 19 de maio bairro Centro


Dia 26 de maio bairro da Palestina


Dia 02de junho bairro da Campanha de ajuda ao Nordeste – CAN


Dia 09 de junho bairro do Monte


Dia 14 de junho bairro São Matheus


Dia 23 de junho bairro Alto Guaramiranga

Fotos de Antônio Carlos Alves
Assessoria de Comunicação Social
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]