Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

ADUTORA DE GENERAL SAMPAIO É DESATIVADA PELO SAAE.


Com água garantida até 2018, depois que os dois açudes da cidade receberam uma boa recarga de água em 2017, a presidência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE optou por desativar os serviços da adutora de General Sampaio que abastecia a sede de Canindé. Com capacidade para 322 milhões e 200 mil metros cúbicos, o reservatório tem hoje, 65 milhões e 190 mil metros cúbicos, o equivalente a 20,23% de sua capacidade total

‘’Com isso iremos economizar mais de R4 50 mil reais, porque nós pagávamos a Companhia de Gerenciamento e Recursos Hídricos – COGERH, a quantia de R$ 60 mil reais e agora iremos pagar mês por 56.8 litros a tarifa de R$ 7 mil reais.

O açude Sousa, localizado em sua grande parte, na Comunidade Barro Branco, no município de Canindé que barra as águas do Riacho Juriti, um afluente do Rio CURU foi concluído em 1998.


Sua capacidade de armazenamento de água é de 30.840.000 m³.

Estar hoje com uma capacidade de dois milhão e 730 mil metros na sua cota. Seu volume é 8,84% de sua capacidade. O reservatório tem uma bacia hidrográfica de 219 quilômetros quadrados e sua bacia hidráulica atinge 400 hectares.

A barragem sangrou no dia 1º de maio de 1998, com uma lâmina de 12 centímetros, 11 anos após a sua conclusão. Eram 05h12minutos. A bacia hidrográfica do reservatório é de 219,300km2, com uma bacia hidráulica de 400 metros. Tem altura máxima de parede de 19,90 metros, com um sangradouro de 100 metros e uma extensão.

O Sousa que foi construído na gestão do ex-prefeito Ximenes Filho nunca foi inaugurado, até a placa que indicava a construção da obra hídrica desapareceu.

Quanto ao São Matheus, iremos trabalhar com 39 litros por segundo e como o reservatório é do Departamento Nacional de Obras contra as Secas, os valores ainda não foram definidos’’, explica o Presidente do SAAE, Francisco de Sousa Rocha.

O segundo maior reservatório deste Município, o Açude São Matheus, com capacidade para 10 milhões e 330 mil metros que fica localizado a três quilômetros da sede. Messias Miranda que aponta as chuvas no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, DNOCS diz a barragem está com um volume de nove milhões e 290 mil metros cúbicos o que representa 89.93% de sua capacidade, está prestes a sangrar.

Concluído no dia 4 de outubro de 1957 e inaugurado pelo então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, o Açude São Matheus tinha capacidade para 11 milhões de metros cúbicos. Com o passar do tempo, ficou apenas com 10 milhões e 330 mil metros cúbicos, de acordo com uma placa do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), que está instalada na entrada do reservatório.

A bacia hidrográfica do São Matheus tem 265 quilômetros quadrados e 235 hectares de bacia hidráulica numa extensão de 700 metros.

O sangradouro mede 200 metros de comprimento está tomado até por um campo de futebol, que foi construído dentro da área. A altura máxima na parede é de 22,40 metros. Sangrou pela última vez no dia 19 de março de 2009 com uma lâmina de 45 centímetros a 05h23minutos.


O Açude Salão é um açude brasileiro no estado do Ceará, localizado no município de Canindé, que barra as águas do rio Salão, um afluente dó rio CURU e foi concluído em 31 de dezembro de 1916. 


Sua capacidade de armazenamento de água é de 6.049.200 m³.

A última vez que ele sangrou foi no dia 28 de abril de 2009 com uma lâmina de 34 centímetros as 9he12 minutos.

Atualmente o Salão tem um milhão 160 mil metros cúbicos de sua cota. O que representa 19,25% de sua capacidade máxima.

As obras foram iniciadas no dia cinco de novembro de 1915 e concluídas no dia 22 de outubro de 1916. Custou 222 contos de reis e foi construído pela Inspetoria de Obras Contra as Secas. Foi projetado em 1910 pelo Engenheiro Piquet Carneiro. A área foi doada pelo proprietário a época João Neco, dono da Fazenda Salão.


Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]