Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

PREFEITA ASSINA ORDEM PARA RETOMADA DAS OBRAS DA ESTÁTUA DE SÃO FRANCISCO.


Quando completa 12 anos de sua inauguração no dia 04 de outubro de 2017, a Estátua de São Francisco das Chagas de Canindé, maior monumento religioso do mundo em homenagem ao santo, terá suas obras retomadas. A Prefeita Rozário Ximenes assinou o termo para a retomada dos serviços na tarde desta terça-feira dia 14 de fevereiro.

O prazo para conclusão dos trabalhos se encerram no final de junho deste ano.

A imagem erguida no Alto do Moinho mede 30,25 e, é considerada uma das grandes atrações turísticas do Estado do Ceará, para o povo Nordestino. Um símbolo de fé sem limites.

Na construção realizada pela empresa Magna Locações o investimento financeiro foi de 2,2 milhões. A estátua foi construída com 18 toneladas de ferro, 3.500 sacas de cimento de 50 quilos cada. Possui uma escada com 125 degraus que leva até um mirante com capacidade para 15 pessoas.

Três milhões de romeiros visitam Canindé a cada ano. A cidade tem uma população de 80 mil habitantes e fica a 126 quilômetros de Fortaleza. 60% desse total dos habitantes trabalham e sobrevivem de rendas provenientes dos comércios formais e informais na romaria de São Francisco que acontece de 24 de setembro a 04 de outubro.



A cidade é detentora do maior santuário franciscano das Américas e realiza a segunda maior romaria em reverencia ao santo no mundo. Ela foi inaugurada no dia 04 de outubro de 2005, data reservada para homenagens ao homem que imitou Cristo e se tornou o espírita mais evoluído do planeta pelo então Governador da época Lúcio Alcântara, às 9h da manhã com a presença do Arcebispo de Fortaleza Dom José Antônio Tosi.

A imagem do padroeiro de Canindé ganhou revestimento com pastilhas de cerâmica vitrificadas, tamanho 2x2cm, procedentes da China.

Ao todo 789 metros quadrados de equipamentos, o que representa 02 milhões e 250 mil peças de vidros de revestimento de cor marrom e uma fé incalculável. Frei Marconi Lins que chama Canindé de ‘’Assis Brasileira’’ acredita que essa nova fase vai incrementar ainda mais o turismo religioso, atraindo mais fiéis e visitantes do país e do mundo, contribuindo com o aumento da oferta de emprego e renda do Município.

A estátua de São Francisco teve suas obras iniciadas no dia 03 de junho de 2002 com recursos do Ministério dos Esportes e Turismo, através da Empresa Brasileira de Turismo – EMBRATUR e o Programa de Infra Estrutura do Turismo PROINTUR, sobre contrato de repasse celebrado de número 0134435.

A estátua surgiu das mãos do artista canindeense “DEOCLÉCIO SOARES DINIZ”, mais conhecido como seu BIBI e que abençoa a cidade de Canindé, no interior do Ceará.

“Não gosto de estilos artísticos definidos, gosto de projetos monumentais que levam a uma fé espetacular e massiva”, disse o escultor. Para os franciscanos a romaria move Canindé e sua economia. ‘’Canindé não pode viver sem São Francisco e nem a fé de seu romeiro’’, disse frei Marconi Lins.

Texto e Fotos: Antônio Carlos Alves, para o C4 notícias. 
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]