Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

IGREJA CATÓLICA COMEMORA NA SEXTA-FEIRA DIA DO ROMEIRO EM CANINDÉ.


A igreja católica em Canindé comemora nesta sexta-feira dia 03 de fevereiro a 12ª Edição do dia do Romeiro, uma das festas que marca o encerramento do calendário religioso do Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas de Canindé. O tema este ano, é: ‘’A HISTÓRIA DE NOSSA PARÓQUIA PASSA PELO CAMINHO DOS ROMEIROS’’, NO BICENTENÁRIO DA PARÓQUIA E NOS 100 ANOS DA SAGRAÇÃO DO SANTUÁRIO.

A data foi instituída pela lei nº 1.872/05 de 02 de março de 2005, originária de um Projeto de Lei do vereador a época Celso Crisóstomo, é apoiada pela Paróquia de São Francisco das Chagas, e, tem como objetivo homenagear os romeiros peregrinos e todos os devotos, que além de expressar a sua fé e devoção, contribuem para o desenvolvimento da cidade.

Para os fiéis, assim como para o Pároco e Reitor do Santuário-Paróquia, frei Marconi Lins, que coordena pela terceira vez a festa, a data representa um momento de integração e também de aprendizado. "Quem vem aqui fica entusiasmado e sai radiante, numa demonstração de fé e devoção a São Francisco, no caminhado profundo ao santo vivo, como fez Jesus. O Dia do Romeiro é um dia de ação de graças, para que os fiéis tenham amor profundo por São Francisco e pelo santuário", diz o franciscano.


Programação:

Segundo frei Marconi Lins, a programação da festa do Romeiro contará com missas celebradas às 6, 9, 16 e 18 horas, na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e confissões no Complexo Frei Damião o dia todo. Após missa solene em Ação de Graças ao Dia do Romeiro, que será transmitida ao vivo pela REDE VIDA de televisão, uma procissão com a imagem primitiva de São Francisco deverá reunir a população católica e os romeiros pelas principais ruas de Canindé. Após a procissão, será realizado o encerramento dos festejos com a bênção na Praça da Basílica.

Para Cirano Allyson o dia do Romeiro marca o encerramento do ciclo das romarias que só retornam no dia 02 de agosto com o ‘’PERDÃO DE ASSIS’’.


Depois do retorno da imagem ao nincho de onde sai apenas no dia 03 de fevereiro e no dia de São Francisco, dia 03 de outubro serão realizadas várias homenagens aos responsáveis pelas romarias e aos que contribuem para o bom desempenho e atendimento aos romeiros durante todo ano de 2016, além de apresentações culturais na Praça Thomaz Barbosa, organizadas pela Prefeitura da cidade.

A prefeita de Canindé, Rozário Ximenes, também participará das festividades. ‘’Para ela, a romaria é organizada festa pela Paróquia, mas a presença do poder público municipal é importante, porque se faz necessária essa parceria. Quem vem ao santuário, vem para ver São Francisco’’, frisou a gestora.

O turismo religioso, nossa principal mercadoria, deverá ganhar um fundo especifico para incrementar as romarias, transformando a cidade na capital da fé. Essa medida está contida, no plano de Governo da prefeita.

Consta no documento que todos os meses serão depositados em uma conta especifica valores para serem gastos durante a romaria de São Francisco.

Frei Marconi lembra que a romaria é uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou em veículos. Em Canindé é comum a presença de devotos que chegam para pagar dívidas ao santo mais popular do mundo.

‘’O nome do termo é uma referência a Roma, sede da Igreja Católica Apostólica Romana, e por esse motivo é usada para classificar especialmente peregrinações católicas. Aquele que pratica a romaria é o romeiro, por isso, essa data tão importante para o turismo religioso da cidade’’, finalizou o frei.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]