Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

GARI REVELA ORGULHO EM TER ESCOLHIDO ESSA PROFISSÃO.



A profissão de trabalhador da limpeza pública, que há alguns anos era enquadrada como o mais baixo escalão da cadeia produtiva, hoje é tido como uma grande oportunidade. Quem diz são os próprios garis. “Tenho muito orgulho do que faço e desde que eu comecei a trabalhar com limpeza pública, minha vida mudou”, afirma Maria Sueli Cavalcante Gomes, 40 anos, que mora em Canindé desde sua infância e há 23 anos trabalha como gari.

‘’Comecei a trabalhar o salário era R$ 75,00 reais e, hoje é de R$ 957,00. Trabalhei no Mercado Novo e depois fui transferida para Basílica. Crio meus filhos com o trabalho de gari. Orgulho-me e tenho muito respeito pelo meu emprego’’, diz Sueli.

‘’Tudo que tenho, foi à custa desse trabalho, porque se eu deixar de trabalhar como gari, fica doente’’.

Atualmente, três milhões de trabalhadores atuam na área de limpeza pública no Brasil. Sueli faz parte desse grupo “batalhão” que todos os dias que recolhe em média cerca de 460 mil toneladas de lixo por dia.


“Foi uma mudança radical. Trabalhei como diarista e auxiliar de produção, mas não aguentava trabalhar em ambiente fechado. Tentei ser gari, por conta do pouco estudo que tenho. Na primeira vez não consegui. Já na segunda chance deu certo e aqui estou. Ganhos bem têm minhas coisas, meus filhos e posso fazer planos para o futuro”, se orgulha Sueli.

Ela sempre maquiada, carrega um sorriso largo no rosto e diz que limpar a área que compreende o Santuário-Paróquia de São Francisco das Chagas é um privilégio de poucos. Perguntada se sentia feliz no que faz, disse:

‘’Não é para todo mundo cuidar dessa praça, dos canteiros, das plantas e do espaço que compreende a Basílica. É uma benção meu irmão’’, disse se referindo a pergunta da Reportagem.

Sueli não tem hora para começar seu trabalho e nem hora para terminar. ‘’Sou deixo meu local de trabalho, quando acabo tudo. Chega a varrer dois quilômetros por dia no vai e vem da vassoura, numa área de 320 metros quadrados.


Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]