Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

ZOOLÓGICO DE CANINDÉ REALIZA A PRIMEIRA COLETA DE SÊMEN EM ONÇA PINTADA DO MUNDO.



DE CANINDÉ PARA O MUNDO.

Um projeto inédito para o mundo animal está sendo desenvolvido pelo veterinário e aluno de mestrado Herlon Rodrigues da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Zoológico de Canindé que tem como objetivo proteger espécies em extinção ou entrando nesse processo, colhendo material genético, no caso os espermatozoides, propondo assim uma melhor forma de armazenamento, para futuros programas de reprodução.

‘’Estamos visando uma inseminação artificial ou fertilização in vitro e assim contribuir para que estes animais não entrem em processo extinção definitivo’’, explica.

O projeto realizado pelo veterinário e sua equipe nunca foi executado em nenhuma parte do mundo. Todo o material genético foi congelado em nitrogênio, a -196 graus Celsius. ‘’A grande finalidade é avaliar a ultraestrutura dos espermatozoides, que foi coletado da onça. Fazer toda uma descrição que nunca foi feita para essa espécie, tanto com o sêmen fresco, quando ele após a congelação’’, salienta o veterinário.


Segundo ele, o sêmen daria aproximadamente para cinco fêmeas em forma de inseminação artificial, mas se utilizarmos a biotécnica mais avançada esse número pode ser superior a 20 animais’’.

‘’O nosso objetivo principal desse trabalho é publicar em uma revista internacional onde os maiores pesquisadores têm acesso, e apresentar também em Congressos mundiais de reprodução, como já fizemos com outras espécies na França e nos Estados Unidos’’, lembra.

Caso o animal venha a óbito, nós já temos pelo menos a mostra seminal que pode ser utilizada na própria fêmea do Zoológico de Canindé, como também em outras onças de outros Zoológicos, até mesmo em animais de vida livre.

Um fato que deixa os pesquisados animados é quanto ao estado de saúde do Baré, como é chamado o macho da onça pintada. ‘’Ele não apresentou nenhuma anomalia, é um animal jovem, sem problemas. Nos primeiros exames não tem nenhum problema significativo com ele’’, comemora Luana Azevedo da ultrassonografia.


‘’Nós priorizamos os animais saudáveis, como encontramos tudo isso que buscamos em Canindé, eis a razão pela preferência do Zoológico de São Francisco. Essa parceria tem sido importante, e nós sempre buscamos parcerias para nosso trabalho e em Canindé o pessoal do Zoológico sempre se mostrou disposto a ajudar e, agora com essa nova estrutura facilita ainda mais as nossas pesquisas’’, frisa Herlon Rodrigues.


‘’O trabalho da bióloga Renata Ligia e do veterinário Henrique Weber é excelente, os animais são muito saudável e, esse é nosso intuito, porque se utilizássemos um animal com algum problema não seria útil para todo o processo’’.

O trabalho tem previsão de ser apresentado em um Congresso Internacional nos Estados Unidos no meio do ano. ‘’Esse é um projeto de Canindé para o mundo’’, comemora Herlon.

A onça pintada (Panthera onça), o maior felino das Américas, encontra-se na lista de animais ameaçados de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN - International Union for Conservation of Nature), classificada como Near Threatened (NT), "Quase Ameaçada". Espécies nesta situação foram de fato avaliadas em função dos critérios, mas não se qualifica para "Criticamente em Perigo", "Em Perigo" ou "Vulnerável", mas é suscetível de ser classificada na categoria de ameaça num futuro próximo. A principal ameaça a este grande felino é a perda constante de habitat, associada à fragmentação das áreas onde estes animais vivem.

Segundo os autores, há um consenso de que a manutenção da diversidade genética na espécie é dependente da reprodução. Neste contexto, a aplicação de técnicas de reprodução assistida surge como importante ferramenta na conservação de espécies silvestres ameaçadas de extinção, na medida em que pode minimizar a perda da variabilidade genética através de programas de manejo reprodutivo.

Nosso trabalho, será publicado na Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science’’. Herlon Rodrigues, e seus colaboradores, avaliaram a técnica de colheita de sêmen em felinos aplicada à onça-pintada e caracterizaram o ejaculado como positivo.

EQUIPE DE PESQUISA.

Dr. Herlon Rodrigues – Chefe da Equipe.

Guilherme Duarte – Leandro Rodrigues – Anestesistas.

Thalles Gotardo – Veterinário da biotecnologia reprodutiva.

Luana Azevedo – Ultrassonografia.



Com informações da Assessoria de Comunicação do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves.
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]