Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

O QUE RESTOU DA SECA IMPIEDOSA.

A DURA VIDA PARA CRIAR DUAS VAQUINHAS.


Rosto sulcado pelo tempo, como os leitos dos rios fantasmas que assombram a região. Pele e corpo ressecados, feito a terra, outrora fértil que hoje se desfaz em areia levada pelo vento. Olhar profundo e vazio, o mesmo vazio a que está acostumado o prato do sertanejo. 

Essa é a imagem de dona Maria Nazaré da Silva, de 67 anos que vive dias de angustias para cuidar de uma única vaca que restou dos cinco anos de seca que assolou o Sertão do Ceará de forma impiedosa.

Se vivo estivesse e conhecesse a agricultora que mora nas brenhas do Sertão Canindeense, Luiz Gonzaga certamente tiraria inspiração para falar através da música da vida sofrida de uma simples que luta arduamente para cuidar de uma vaquinha.

Mesmo assim a letra da música o último pau de arara, traduz muito bem a realidade vivida hoje por dona Maria. ‘’Enquanto a minha vaquinha tiver o couro e o osso
e puder com o chocalho pendurado no pescoço, eu vou ficando por aqui que Deus do céu me ajude, quem sai da terra natal em outros cantos não para, só deixo meu cariri no último pau-de-arara
A vida aqui só é ruim quando não chove no chão, mas se chover dá de tudo
fartura tem de montão tomara que chova logo tomara meu deus tomara’’.

É essa chuva que o agricultor tanto espera para mudar a sua vida, da família e da vaquinha. Enquanto a chuva não chega, ele conta com ajuda do filho Raimundo Silva de 26 anos e de seu cavalo para encontrar comida para o animal.

São mais de três quilômetros dia sim, dia não que o sertanejo faz esse vai e vem na busca de encontrar ainda mesmo que, com muitas dificuldades alimento para matar a sede de seu único animal que restou da seca de cinco anos.

‘’Tudo é difícil ninguém tem ajuda de nada. Só a Deus quando mandar chuva emenda a agricultora: (mostra a sua vaca nas tiras, não tem mais forças para ficar de pé).

Ela diz que tinha em seu curral cinco animais, mas foi vendendo um para salvar o outro. Depois dessa luta sobrou apenas um que ninguém quis comprar porque estava magro, feio, horrível só o couro e o osso.

‘’Só Deus poderá ter misericórdia de nós, porque os políticos só ficam nas promessas’’, lamenta dona Maria.

Quem também enfrenta dias difíceis é o agricultor Francisco Antônio dos Santos de 53 anos, que reside na Comunidade de Olho D água da Esperança, no Distrito do mesmo nome (mas a esperança continua só no nome).

Ele enfrenta dificuldades para encontrar comida para uma única vaca que estar caída e sem forças para ficar de pé. ‘’Estar difícil criar com uma seca dessa dimensão. Já tentei vender, mas ninguém quer comprar, porque corre o risco de ter um prejuízo’’, disse.

Na viagem acompanhada do técnico da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado que foi visitar os agricultores que lutam pela construção de um açude em Olho D água, o verde mesmo só da esperança. A mata continua cinzenta, e, o que é pior; retorcida pelo sol impiedoso e massacrante. 

Para acabar de ajeitar, como diz o adágio popular, no Município de Canindé seis mil agricultores ficaram prejudicados, porque ficaram fora do Garantia Safra 2015-2016 pela sexta vez consecutiva. Diante da situação, muitos rurícolas deixaram de realizar o cadastro no Programa por não acreditar que iriam receber o seguro.

É como diz o poeta: ‘’Deus quando manda a farinha o diabo vem e rouba o saco’’.

Fotos e texto: Antônio Carlos Alves

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]