Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

DANILO FORTE RETOMA DISCUSSÃO SOBRE MINA DE ITATAIA.


O parlamentar se reuniu nesta quarta-feira com o diretor de Recursos Minerais da INB Laércio Aguiar Rocha e com o secretário de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Francisco Teixeira, para discutir a viabilização do empreendimento.


Prospectada para ser responsável pela produção de 40% a 60% de extração de fosfato em todo território nacional quando estiver em operação, a mina de Itataia, localizada em Santa Quitéria, voltou à pauta de discussão entre o governo do Estado do Ceará e representantes das Indústrias Nucleares do Brasil S.A (INB), responsável pelo projeto. Nesta quarta-feira, 18, o diretor de Recursos Minerais da INB Laércio Aguiar Rocha veio a Fortaleza, acompanhado do deputado federal Danilo Forte (PSB-CE), e do coordenador do Projeto Santa Quitéria, José Roberto de Alcântara, para reunião com o secretário de Recursos Hídricos do executivo estadual, Francisco Teixeira.


Os executivos apresentaram ao gerente da pasta o pedido de licença prévia para instalação de uma adutora no açude Edson Queiroz, para servir à vazão à mina, mesmo que este processo não utilize grande volume de água. A solicitação foi bem vista pelo secretário Francisco Teixeira. Segundo ele, “adutoras têm baixo impacto ambiental, descartando inclusive a necessidade de desmatamento para sua efetividade”. Atendendo a uma solicitação da SRH, a INB garantiu que em breve apresentará estudo de otimização da água a ser utilizada.


“Nossa vinda ao Ceará é uma sinalização de que queremos retomar as relações entre a INB e o governo do Estado que resultarão na concretização deste longo projeto, que deve ter vida útil de até 25 anos”, destacou Laércio Aguiar Rocha. 



Engajado na instalação da mina desde 2005, o deputado federal Danilo Forte garantiu que a geração de fosfato e urânio na jazida “será a salvação econômica da região. Estão sendo investidos cerca de 1 bilhão de reais, resultando em mil empregos diretos na obra. Estudos nos apontam a geração de 3 mil empregos indiretos, além dos impostos que ficarão para nosso Estado. Isso tudo é benefício com a chegada da mina”, destacou o socialista.



A intenção da direção da empresa é apresentar em breve serão ao governador Camilo Santana pareceres acerca de investimentos para levar energia e estradas da jazida à CE-020. Quando da entrega do levantamento, os dirigentes convidarão Camilo a visitar a mina ao lado do presidente da INB, João Carlos Derzi Tupinambá.



Em operação, a mina de Itatiaia prevê uma produção anual de 1.050.000 toneladas de derivados fosfatados e de 1.600 toneladas de concentrado de urânio. O minério fosfatados será extraído e beneficiado obtendo-se o ácido fosfórico, usado na produção de fertilizantes e ração animal. Já o urânio será aproveitado na geração de energia elétrica.



Com informações da Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Danilo Forte.

Foto do Gabinete de Danilo Forte.
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]