Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ: HOMEM COM 108 ANOS PODE SER O MAIS VELHO DO CEARÁ



EXCLUSIVO: 

Repórter do C4 noticias do POVO ON LINE descobre homem que vai completar 109 anos.

Homem com 108 anos pode ser o mais velho do Ceará. O documento de identidade de José Pinto de Sousa, filho de Joaquim de Sousa Cardoso e Isabel Pinto Cardoso aponta a data de nascimento: Nove de novembro de 1909, ou seja, 108 anos. Morador da Rua Sitônio Monteiro em Canindé, desde 1970, José Pinto pode ser o homem mais velho do Estado. A descoberta é do Laboratório de Análises Clínicas – LAB LUZ de dona Clara Chaves Braga.

A Reportagem visitou a casa do ancião para conhecer um pouco mais sobre a vida deste homem. Com expressão fechada para os desconhecidos, Zé é de pouca conversa, mas com o filho Francisco Lima Martins, é diferente. Francisco faz parte de um grupo de 12 filhos, um faleceu na porta de sua residência ainda zona rural, na comunidade de Corrente no Distrito de Varzante do Curu.

“Ele interage muito com nossa enfermeira apesar do jeito introspectivo. Com as pessoas que ele não está acostumado é mais difícil tirar alguma coisa. Já com a gente ele conversa, brinca e até conta piada”, disse. Com uma saúde considerada perfeita pelos médicos, ele adora um prato com arroz (nunca comeu feijão) e tem resistência na hora de tomar banho’’, conta Clara Medeiros. 

Para as pessoas quem conhecem Zé Pinto que nasceu em meio  a fartura lembra que ele tem momentos de alegria, mas em alguns casos, se torna estressado, principalmente com imagens fotográficas.


Rotina tranquila

A rotina do homem que pode ser considerado o mais velho do Ceará é praticamente igual todos os dias. Ele acorda às 6h30 para o café, que começa às 7h. Depois ele senta em uma cadeira de balança na sala de sua casa. No almoço, servido às 11h, Zé prefere bastante arroz, pouca carne e sem folhagens. No dia da visita ele estava sentado na cama e sendo atendido pela enfermeira. E resolveu falar um pouco, mas bem baixo. “Estou cansado, mas não estou doente”.

A saúde do idoso é considerada boa pela direção da LAB LUZ. Zé caminha sozinho e enxerga bem. “Temos um projeto voluntário que vem a cada 15 dias. Exames de sangue são feitos anualmente. Já foi realizado o exame no Zé e ele não tem nada. Os únicos medicamentos que o idoso toma são uma vitamina e um comprimido para abrir o apetite, que acaba perdendo com a idade”, enfatizou Clara Medeiros.


O idoso disse que não há segredo para atingir a idade. "Na verdade a vida vai passando. São etapas. E se cheguei até aqui é porque vivi muita coisa".

Já nos momentos sozinhos, ele é mais desinibido. “Quando ele fica um pouco sozinho começa a cantar. Um pouco enrolado, mas um pouco dá para entender. Não digo que é uma música que conhecemos. É uma moda da época que a gente conhece”, “Ele para mim é uma celebridade. É uma boa pessoa e um grande amigo. A gente conversa e trocamos carinhos também”, avisou a filha Maria Cardoso de 57 anos.

Clara Medeiros lembrou ainda que chegar aos 100 anos não é para qualquer um. 

“É uma grande responsabilidade de toda equipe cuidar do Zé. É manter os cuidados e fazer com que ele tenha uma velhice digna. O trabalho com a saúde e com a qualidade de vida dele. Esperamos que muitos outros cheguem nessa idade”, completou.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves 
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]