Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ: GARIS: DEDICAÇÃO SILENCIOSA E SERVIÇO PESADO.



Serviço desenvolvido por esses profissionais precisa do apoio de toda a população.

Eles estão circulando pelas ruas, avenidas e todos os dias aparecem em nossas portas levando embora o que jogamos fora e chamamos de lixo. A cor laranja do uniforme deveria chamar atenção dos transeuntes, mas por muitas vezes, esses trabalhadores passam despercebidos pela grande maioria. 

Faça chuva ou faça sol, esses profissionais estão diariamente nas ruas realizando o seu serviço. Pouco valorizados por parte da população, eles prestam, de maneira digna e honesta, um importante serviço ambiental à cidade e, porque não dizer, ao mundo. Munidos de vassoura, pá e cesto de lixo com rodas, realizam a difícil tarefa de recolher todo o lixo descartado de forma irregular nas ruas. 

A coleta de lixo da cidade de Canindé, na sede, gera 60 toneladas de lixo por dia, em 11 quilômetros de via. Um gari consegue varrer por dia 1 quilômetro e 20 metros de artéria, praça ou avenida.

Eles ganharam o reforço de 10 novos carrinhos para coleta e limpeza do centro comercial. Atualmente 10 profissionais desenvolvem esse trabalho e mais oito realizam os serviços de capinagem.

A cidade dispõe de dois caminhões compactadores e quatro veículos que realizam a coleta de lixo nos Distrito de Caiçara, Bonito, Salitre, Targinos, Iguaçu, e Ipú Monte Alegre. A comunidade de Japuara também é beneficiada com o projeto.

De acordo com o engenheiro ambiental Elias Teixeira, o nome gari, vem do nome do francês, educador sanitarista, Aleijo Gari que revolucionou a limpeza pública no Rio de Janeiro.

‘’É comum ouvir alguém dizer que jogar lixo na rua é garantir o emprego do gari. Infelizmente, muitas pessoas pensam assim. No entanto, jogar lixo na rua é somente falta de educação e respeito com o meio ambiente e com o trabalho realizado pelos profissionais da limpeza, divididos entre varrição, recolhimento de inservíveis e catação. E, apesar da missão realizada por eles, aresponsabilidade de manter a cidade limpa também é da população’’, observa o engenheiro.

É preciso respeitar os horários e locais de catação, o espaço público e o meio ambiente. A rua deve ser como a extensão de nossa casa, onde até um grão de areia no chão incomoda. Os garis trabalham para isso, mas é dever da população contribuir. Quando chove, a água leva o lixo das ruas direto para os canais, canaletas e galerias, provocando problemas como alagamentos e enchentes. Se cada um fizer a sua parte, esses problemas podem ser reduzidos ou mesmo evitados.

Como todo profissional, o gari merece respeito e deve ser valorizado. Além de ser um cidadão como qualquer outro, seu trabalho é de utilidade pública, pois está diretamente ligado à prevenção de doenças.

Até a prefeita da cidade de Canindé Rozário Ximenes se vestiu de gari para chamar atenção da população com os cuidados com o lixo e a responsabilidade de contribuir com a limpeza pública da cidade. Para ela, a dignidade profissional não está inserida no valor recebido para administrar o trabalho e sim no seu valor para uma sociedade. ‘’Para os ambientalistas, ‘’os garis’’ são os Médicos de um Planeta que está doente, com o ser humano adoecendo cada vez mais. Quanto menos se trata o lixo, mas ele adoece o Planeta. Eles estão fazendo um trabalho digno, de fazer com que as pessoas que ainda não têm consciência aprendam a importância de não jogar lixo na Rua e preservar o Meio Ambiente’’, salienta a prefeita.

LIXÕES

‘’Estima-se que existam cerca de 3.000 lixões em atividade no País. Juntos, recebem cerca de 189.000 toneladas de lixo por dia. Desse total, apenas 1,4% é reciclado. Apenas 27% das cidades brasileiros têm aterros sanitários e somente 14% dos municípios fazem coleta seletiva do lixo, o que é um absurdo’’, denuncia. ‘’Nossa intenção é mandar para o lixão o menor número possível de resíduos produzidos na Cidade. Reciclar é evitar problemas mais graves’’, assegura.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]