Últimas Notícias

FÉ SOBRE DUAS RODAS: MOTO ROMARIA DE MOSSORÓ CHEGA AO SANTUÁRIO.



De acordo com frei Marconi Lins, pároco e reitor do Santuário de Canindé, as romarias são frutos da religiosidade popular e uma das expressões mais fortes da devoção do povo brasileiro. “A história dessas peregrinações ao santuário é antiga, e demonstra que individualmente ou em grupos, o povo cristão sempre depositou suas preces aos pés do santo dos pobres’’, observa o sacerdote”.

Movidos pelo sentimento de fé, força, coragem e aventura mais de 150 motociclistas de Mossoró chegaram ao Santuário de São Francisco das Chagas em Canindé na tarde de hoje sexta-feira dia 02 de dezembro. Os devotos do santo da pobreza saíram de solo Potiguar pela manhã com destino ao Ceará. Eles participam da Moto-romaria Mossoró-Canindé, que está em sua trigésima sétima edição.

Em Canindé, eles foram recepcionados pelos Assessores de Romaria Rodésio Silva e Helton Lopes, aonde receberam a comenda das Romarias, uma forma de reconhecimento do Santuário de São Francisco das Chagas. A benção foi dada pelo Frade Menor Raoul Bentes.

A Guarda Municipal fez o trabalho de orientação em solo canindeense e depois seguiu o comboio até a Rua João Pinto Damasceno, onde os motoqueiros estão hospedados.


Os motociclistas se concentraram na Avenida Presidente Dutra, onde tomaram o café da manhã e rezaram pedindo a proteção divina na viagem. A partida aconteceu às 8h30. O retorno está previsto para à tarde de domingo dia 04.

O cordão da fé foi puxado por Aldemir Sales Souza, criador e organizador do evento. Os participantes são amigos em comum. "É um grande grupo de amigos", informa Aldemir Sales, descartando a presença de moto clubes organizados. ‘’O povo de Canindé tem gratidão muito forte com nossos motociclistas. Estamos. Conseguindo conscientizar nossa gente da importância de uma romaria sem bebida, porque valoriza a vida e fortalece a nossa fé’’, comemora Aldenir.

Botas, jaquetas e calças de couro compõem o figurino da maioria dos motociclistas. Já as motos são as mais variadas possíveis. De todas as marcas, cores e potências.


Entre os participantes a motivação para a romaria é a mesma: a paixão pelo motociclismo e o desejo de fortalecer a fé, pagar suas promessas, reverenciar o santo dos pobres e participar da confraternização religiosa. Muitos dos motociclistas trouxeram acompanhantes, totalizando quase 300 pessoas na moto-romaria.



Com informações do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé
Fotos de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias