Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CHUVAS BANHAM SERTÕES DE CANINDÉ E MACIÇO DO BATURITÉ.


EM CANINDÉ A CHUVA DE ONTEM A NOITE MUDOU O CLIMA DA CIDADE.

Hoje sexta-feira dia 23 de dezembro Canindé amanheceu com um clima agradável e uma temperatura abaixo dos 26 graus. Ontem à noite, uma chuva de 14 milímetros começou a cair com certa intensidade. A chuva persistiu descendo pelas calhas, criando uma correnteza que lavou algumas ruas e avenidas da cidade. No Centro, as águas que desciam pelas biqueiras das residências ganharam um volume que ao se precipitaram calçada afora, mas não foram registrados pontos de alagamento na cidade.

Mesmo assim muitos vendedores ambulantes que vieram para o Natal tiveram alguns prejuízos. Na Mozart Pinto muitos tiveram a mercadoria danificada pelas águas. Na Rua Paulino Barroso uma vendedora perdeu a lona que cobre a barraca. A força das águas que caiu da bica destruiu o material.

O Guarda chuva voltou a ser a melhor opção para se proteger da chuva. Muita gente ficou presa no trabalho aguardando que as precipitações cessassem.

ITATIRA

Na região de ITATIRA, também registrou precipitações. O dia amanheceu nublado, e por volta das 8h, uma chuva fina banhou a cidade, sendo a localidade de Cachoeira dos Barbosa a de maior precipitação. Também amanhecerem com chuva, as cidades de Madalena, Monsenhor Tabosa, Boa Viagem e Santa Quitéria.

Baixa temperatura

No Maciço do Baturité, a cidade de Mulungu recebeu uma chuva fina, mas persistente, de 4h da manhã, às 8h. O tempo continua fechado, com expectativa de novas precipitações para o resto do dia. De acordo com moradores, por conta do forte desmatamento na Serra, a temperatura ao longo dos últimos anos tem girado em torno de 23º e 26º. As chuvas que banharam a Serra, nas últimas horas, trouxeram temperaturas mais amenas, que oscilam entre 16° e 17º. Uma cortina de cerração também tem tomado conta de alguns pontos.

Volume de chuvas

O fenômeno tão esperado também foi percebido em várias outras cidades do Ceará, tanto na capital, quanto no litoral e interior do estado. As chuvas registradas foram de média intensidade nas regiões Norte, Centro-Sul e Cariri. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), que registra o volume de chuvas, ainda não há informações oficiais de quantos milímetros choveu em cada cidade. O órgão já havia informado que a previsão do tempo para os próximos dias é de chuvas isoladas em todas as regiões.

Pré-estação

Ainda de acordo com a FUNCEME, as chuvas que tem ocorrido no Ceará, nessa última semana, são as chamadas chuvas de pré-estação. Os registros ainda são de fraca intensidade, mas já indicam a atuação de Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, que são sistemas meteorológicos característicos da pré-estação no Estado, entre os meses de dezembro e janeiro. Esse sistema é o que está trazendo umidade para o Ceará e induzindo as precipitações, informa a Fundação.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves 
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]