Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ: CORRIDA DE SÃO FRANCISCO MUDA ROTINA DA CIDADE.


EVENTO REÚNE 200 CORREDORES DO SEXO MASCULINO E FEMININO.

O Município de Canindé conhecido Internacionalmente por abrigar o maior Santuário Franciscano das Américas e a realizar a segunda maior romaria em homenagem a São Francisco do mundo, transformou-se na noite de quarta-feira dia 21 de dezembro na capital do atletismo com a realização da 2ª corrida FELIZCIDADE Franciscana. Foram 5 km e 450 metros de prova.

Na benção da largada, frei Marconi lembrou: ‘’Se em São Paulo, existe no último dia do ano, a corrida de São Silvestre que reúne corredores do mundo inteiro, porque Canindé no Sertão do Ceará, não pode ter a corrida de ‘’São Francisco’’. No próximo ano iremos dar uma conotação bem maior ao nosso evento, pois entendemos que é sem dúvida a maior maratona da região no período de Natal’’, ressaltou o Pároco e Reitor do Santuário-Basílica de São Francisco das Chagas, frei Marconi Lins.

A 2ª Corrida do Natal ‘’FELIZCIDADE’’, com saída da Basílica, percorreu as ruas Gervasio Martins, Joaquim Magalhães, Travessa Monsenhor Zezinho, João Pinto Damasceno, Avenida São Francisco, retornando pela mesma via em frente à Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, Joaquim Magalhães, Gervasio Martins e Basílica.

O objetivo da maratona é levar a comunidade canindeense uma vida mais saudável com a prática de atividades físicas, e a confraternização em preparação para o Natal do Senhor, que será celebrado no dia 24 de dezembro, às 22h, na Praça dos Romeiros. O idealizador do evento, o reitor Frei Marconi Lins, mostrou-se feliz em poder acompanhar e apoiar esse importante momento de motivação para o natal na cidade de Canindé, dando a largada inicial para a corrida do Natal.


Os participantes inscritos que completaram a prova, receberam medalhas da organização do evento. A prova teve o apoio da Polícia Militar do Ceará e da Guarda Municipal, alunos do Curso de Educação Física da Universidade Vale do Acaraú – Uva e integrantes da Fundação de Turismo, Esporte e Cultura – FUNTEC, através de Júnior Martins. O grande objetivo foi proporcionar conforto e segurança aos participantes.

A prova de rua que aconteceu na noite de ontem serviu também como uma celebração do Natal e a superação de cada participante. As principais vias de acesso ao Santuário ficaram tomadas de corredores profissionais e anônimos. Atletas de Canindé, Quixadá, Caridade, Paramoti e Fortaleza abrilhantaram o evento.

A primeira largada aconteceu às 18h com um pelotão feminino de 90 atletas e cinco minutos depois 110 homens deram a largada em busca da glória.

‘’A realização de circuitos de rua está acontecendo cada vez com mais freqüência em todo o Estado. O intuito é estimular a prática regular da atividade física e encorajar que cada vez mais participantes adquiram hábitos de vida mais saudáveis. Pensando nisso, na quarta-feira dia 21 de dezembro foi realizada a segunda edição do Circuito FELIZCIDADE FRNCISCANA em Canindé’’, observa o organizador.

No final, homenagens a integrantes de vários segmentos da sociedade que receberam medalhas das mãos dos franciscanos em reconhecimento pelo trabalho em defesa do evento. O campeão da corrida FELIZCIDADE Franciscana Francisco Ronigleison ficou em 21º lugar na meia maratona do Rio de Janeiro, realizada em setembro de 2016.

A HISTÓRIA DAS CORRIDAS DE RUA.

Os primeiros movimentos acionam 70% de todos os músculos do corpo, o que faz com que a temperatura suba e o organismo se ajuste, fazendo a pele transpirar. Em seguida, o cérebro começa a liberar adrenalina e a freqüência cardíaca aumenta: as pupilas dilatam. Isso era o que acontecia com o seu mais remoto antepassado quando ele se punha a correr para a caverna mais próxima para não virar almoço de tigre-dente-de-sabre. O que ele não poderia imaginar — e é provável que desse umas boas risadas com isso — é que seus descendentes, milhares de anos depois, estariam correndo por aí, sem que nenhum felino estivesse tentando mordiscar os seus respectivos traseiros.

Talvez por essa adrenalina passe a ser substituída 20 minutos depois por endorfina (o hormônio do prazer), as corridas de rua viraram, nesta década, uma pandemia global. Que digam os corredores da 2ª corrida FELIZCIDADE FRANCISCANA, OU MELHOR, CORRIDA DE SÃO FRANCISCO.



Fotos e texto de Antônio Carlos Alves


Confira os Vencedores

Masculino

1º Lugar: Francisco Ronigleison – Fortaleza

Tempo: 17 minutos e 58 segundos

2º Lugar: Guilherme Guedes – Fortaleza

Tempo: 18 minutos e 30 segundos

3º Lugar: Antônio José – Paramoti

Tempo: 18 minutos e 30 segundos

Feminino

1º Lugar: Vitoria Elaine – Caridade

Tempo: 28 minutos e 20 segundos

2º Lugar: Eronice Guerra - Canindé

Tempo: 28 minutos e 25 segundos

3º Lugar: Alana Kércia – Canindé

Tempo: 30 minutos e 18 segundos
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]