Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

ROMEIROS DE CODÓ NO MARANHÃO CHEGAM AO SANTUÁRIO DE CANINDÉ.


56 MIL QUILÔMETROS PERCORRIDOS EM DIREÇÃO A TERRA DA FÉ EM 35 ANOS.

A devoção a São Francisco atrai fieis de diversos Estados, como os romeiros do Maranhão que chegaram a Canindé.

Chegaram na madrugada deste sábado dia 15 de outubro, 20 ônibus procedentes da cidade de Codó do Maranhão, com 1.100 pessoas, fieis de São Francisco das Chagas. Os devotos vêm pagar promessas e participar da programação da romaria em homenagem ao padroeiro, iniciada no último dia 06 de outubro e que será encerrada no domingo, com uma missa às 10hs na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes e a as 16hs a procissão com a imagem do santo pelas principais ruas da cidade.

Segundo o empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó, a realização anual do comboio é uma promessa feita por seus pais quando moravam na cidade de Massapé, na Zona Norte do Ceará, no ano de 1967. Segundo ele, o casal e seus seguidores, viajando em jumentos sem conforto e segurança, gastavam oito dias de viagem até Canindé, para agradecerem às graças alcançadas por meio de São Francisco de Canindé. ‘’Depois que fui embora para o Maranhão, onde moro há 42 anos resolvi manter viva essa tradição e hoje, graças a São Francisco e Deus, estou completando a minha 35ª viagem a essa terra santa’’, afirma Chiquinho do Codó.

Ao longo dessa jornada de 35 anos foram 56 mil quilômetros percorridos entre Codó e Canindé, a terra da fé.

Os romeiros do Maranhão foram recebidos pelo Ministro Provincial João Amilton dos Santos, e o prefeito de Canindé, Celso Crisóstomo, e o Assessor de Romaria Rodesio Silva às 8h30 minutos, no Distrito de Caiçara. Após a bênção dada pelo Ministro, os veículos seguiram pela CE-257, guiados por um trio elétrico que levou um grupo cantado e interpretado vários hinos em louvor a São Francisco. Frei Paulo dos Santos veio no trio representando os franciscanos.


Os patrulhamentos da Companhia de Policiamento Rodoviário e da Guarda Municipal garantiram a segurança do percurso de louvação. Chiquinho do Codó ganhou de presente uma bandeira do Município.

Ao chegarem ao santuário, os romeiros seguiram para o Centro de Apoio ao Adolescente e a Criança (CAIC), que foi cedido pela Prefeitura de Canindé. Para evitar que os romeiros sofram assaltos, a Polícia Militar dará plantão 24 horas no local, bem como a Força Tática de Apoio – FTA Motos fará ronda nas áreas vizinhas. Na opinião do pároco, frei Marconi Lins, a festa deste ano melhorou na qualidade no que se refere à organização, aos serviços de saúde e à segurança dos romeiros visitantes. 

Os 1.200 fieis ficarão na cidade por um dia, quando retornam para sua cidade de origem. Toda viagem de ida e volta é financiada pelo empresário. ‘’É um compromisso que tenho com meus pais e irei cumprir até quando puder. Esses romeiros ficam felizes e isso me deixa feliz também. Estar em Canindé é estar em um lugar inexplicável, onde só acontecem coisas boas’’, afirma Chiquinho do Codó. 

O prefeito Celso Crisóstomo disse que os romeiros receberão todo apoio do Município. ‘’Eles estão em casa. Até a chave da cidade será entregue a eles’’, afirmou o gestor. Programação de fé Muitas demonstrações de fé e emoção franciscana podem ser vistas nas ruas de Canindé neste período do ano. A programação da Festa do Padroeiro é intensa, em diversos horários, o que possibilita a participação dos mais variados perfis de romeiros. São missas, novenas, confissões, veneração ao santo. Neste ano, a festa traz como tema: ‘’Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas’’.

Com informações do Santuário de São Francisco das Chagas






Fotos de João Pedro
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]