Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

PRAÇA DOS ROMEIROS: LUGAR SAGRADO DE FÉ E ORAÇÃO


Depois de um dia movimentado com missas, confissões, comunhões, orações, pedidos, cumprimento de promessas, no final de cada dia, romeiros, fiéis, devotos conduzem o Painel de São Francisco para a Praça dos Romeiros, local onde ocorre a Novena.

A cada noite o subtema da novena contextualiza a liturgia e a participação das pastorais, movimentos, instituições, e a homilia do pregador, onde todos entram nessa sintonia. Na noite de hoje, dia 15 de outubro o subtema refletido será: “Louvado sejas, meu senhor, por nossa irmã morte corporal, da qual homem algum pode escapar”.

Embora tenha sido apenas a primeira noite da novena a praça já contava com a presença de muitos devotos, e destacando a participação de várias escolas da rede pública e privada de ensino da cidade de Canindé.

Os pregadores da noite, sempre em um tom sereno levam uma bonita mensagem de paz; aquela que todos a desejam e que a conquistamos através da simplicidade e do amor ao próximo.


A voz inconfundível de Frei Jonaldo Adelino: ‘’Prepare seu coração, lá vem São Francisco, se mistura a fé, ao choro, a emoção de cada cristão que senta nos bancos para ouvir a palavra de Deus.

“Viva São Francisco!” Nosso querido frade menor, Frei Jonaldo Adelino, mais um ano anima a novena, com entusiasmo e ardor franciscano, para todos os devotos presentes na Praça dos Romeiros e aqueles que nos acompanham pelas emissoras de rádio e na internet (santuariodecaninde.com) com a Web TV Paz & Bem.

A Praça dos Romeiros começou a ser construída em junho de 1987 e foi inaugurada em outubro de 1989 como sendo o maior anfiteatro a céu aberto do nordeste e um dos maiores monumentos sacro do mundo. Antigamente era chamada de Cidade de Assis fazendo-se alusão à terra natal de São Francisco. Imponente e acolhedora com seus jardins, corredores e alamedas é na Praça dos Romeiros onde acontecem novenas dedicadas a São Francisco.

Além das celebrações em homenagem a São Francisco, o local também é palco de eventos culturais, sociais e religiosos, como apresentação da coroação de Nossa Senhora - em maio - e a Celebração Solene do Natal do Senhor - em dezembro. A mesma já foi palco de apresentações teatrais sobre a vida de São Francisco de Assis e shows culturais em homenagem aos devo


A Praça dos Romeiros conta com uma grande Infra Estrutura unindo ainda o Zoológico e o Museu. A área de celebrações da praça foi projetada para acolher cerca de 110 mil pessoas. O espaço abriga ainda boxes de apoio, banheiros, altar de 20 m², cripta, vestiários, capela do S.S. Sacramento e uma torre em formato de cruz de 30 metros que foi utilizada na visita do Papa João Paulo II ao estado do Ceará. Recentemente recebeu melhorias em sua estrutura com uma obra realizada entre dezembro de 2012 e setembro de 2013. Os trabalhos aconteceram com recuperação do piso, restauração dos bancos de alvenaria, estrutura elétrica com nova fiação, postes de concreto, luminárias, pinturas, troca do alambrado superior e melhorias ainda nos banheiros masculinos e femininos, além da parte ambiental com podagem de árvores e capinagens nas áreas abertas.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves 
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]