Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ: FESTA DE SÃO FRANCISCO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA.


Romeiros provenientes de todas as partes do Nordeste lotam a cidade para comemorar, durante 10 dias, os festejos ao padroeiro

Tem início na madrugada de amanhã Quinta-Feira dia 06, a Festa de São Francisco das Chagas de Canindé. Até dia 16 de outubro a programação religiosa e social deve reunir três milhões de romeiros de cidades cearenses e também de outros Estados nordestinos, segundo pesquisa do Ministério do Turismo.

A multidão de fiéis, crescente a cada ano, segundo os organizadores, reflete a demonstração de fé e devoção ao padroeiro da cidade que abriga o maior santuário franciscano das Américas. O evento é coordenado pelo frei Marconi Lins.

Este ano, a Igreja Católica colocou como tema dos festejos: “

Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas’’. Esta foi uma forma de criar uma reflexão entre os participantes, em virtude do tema da Campanha da Fraternidade, e agora com o nome do Papa que leva o nome de Francisco, padroeiro da cidade.

A festa começa com o tradicional levantamento das bandeiras do Brasil, de Canindé, de São Francisco e de Santa Clara. As comunidades da região sairão em caminhada de seus locais de origem em direção ao Santuário para o início da romaria. A abertura oficial será presidida por frei Marconi Lins e concelebrada pelos demais sacerdotes.

A programação da Festa de São Francisco de Canindé está bem extensa. Tem como objetivo atender às demandas dos devotos, oferecendo missas, novenas, procissões, batizados, confissões, entre outros rituais.


O município já registra uma intensa movimentação. Os preparativos para a romaria já vêm predominando no cotidiano da cidade há mais de um mês, em especial nas áreas religiosas.

O Santuário de São Francisco de Canindé realizou uma série de trabalhos em prol do bom acolhimento aos romeiros e visitantes. Entre eles, destacam-se melhorias do Museu, do Convento Santo Antônio, da Capela do Painel, da Casa dos Milagres, restaurações de partes do Santuário e da Capelinha da imagem de São Francisquinho, além de maior conforto da cobertura da Praça da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que tem capacidade para cinco mil pessoas.

O Abrigo Santo Antônio passou também por melhorias, como pintura e outros benefícios. São 36 banheiros com chuveiros, sanitários e lavatórios. Há uma cozinha comunitária com depósitos de utensílios e de material de limpeza, guardar 60 panelas, e outro para colocar carvão dos fogões comunitários. Caixas d água foram instaladas para evitar eventual desabastecimento.

A Lanchonete São Francisco, localizada ao lado da cozinha do abrigo, recebeu uma nova roupagem, tornando-se, assim, um espaço agradável para fiéis.

Todas essas obras foram realizadas com a contribuição de inúmeros romeiros e benfeitores do Santuário São Francisco de Canindé. “Essas medidas visam o bem-estar do romeiro. Estamos fazendo uma transformação em nossa casa”, explica o Frei.

São Francisco, o santo cuja mensagem atravessou os séculos para unir, na fé, homens e mulheres de todos os lugares do planeta, era notoriamente desprovido de vaidade. No entanto, a sua generosidade o fez admirado por uma multidão de fiéis. Assim o povo de Canindé, ao prestar mais uma homenagem ao santo dos pobres e pequenos, age para multiplicar a sua compaixão.

De família rica, São Francisco abraçou a pobreza para levar amor, onde houvesse ódio. Nada mais justo, pois, que sua romaria, nos 258 anos de devoção, se torne símbolo deste encontro fraternal que leva o seu nome em Canindé, cidade localizada no meio do Sertão, um símbolo de fé sem limites.

Distante 126 quilômetros de Fortaleza, localizado na região do semiárido nordestino, é conhecida mundialmente por abrigar o maior santuário franciscano das Américas, já está se preparando para os festejos de seu padroeiro, São Francisco, que começa na madrugada do dia 06 de setembro e se encerra no dia 16 de outubro, com a participação das pastorais, das comunidades, movimentos religiosos da igreja, bem como do grande número de romeiros.

A Basílica já recebeu suas lâmpadas para iluminar a alma dos devotos do santo. Acessas visualizam a frase: ‘’SÃO FRANCISCO ROGAI POR NÓS’’ um colírio religioso emocionante.

Segundo o pároco e reitor do santuário frei Marconi Lins que pela segunda vez irá coordenar os festejos, explica o tema deste ano. ‘’Nessa grande celebração queremos reviver e direcionar o nosso carisma diante dos desafios da história que nos apela sempre mais a retomar a graça das origens. Com essa comemoração desejamos reafirmar nossa firme vontade de permanecemos fiéis no nosso carisma, vivendo na igreja a forma observada e proposta por São Francisco, ou seja, ousando a alegria de viver o Evangelho’’, destaca.

A festa de encerramento está marcada para as 10horas do dia 16 na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. A cada noite a igreja católica vai prestar homenagem a um Estado Nordestino.

A vez do Ceará será no dia 07 de outubro na primeira novena que tem como Sub-tema: ‘’Altíssimo, onipotente, bom senhor, Teus são o louvor, a gloria, a honra’’. Os responsáveis pela novena serão as Escolas do Município, Estado e Particulares.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]