Últimas Notícias

ACABA DE SAIR DA CIDADE DE CODÓ NO MARANHÃO A FAMOSA “ROMARIA DAS CARRETAS”.

Empresário Chiquinho Oliveira 
“Bendita louvada seja esta Santa Romaria bendito o povo que marcha tendo o Cristo como guia”, esta é uma estrofe do cântico Bendito dos Romeiros da Terra.

A tradicional “romaria das carretas” da cidade de Codó, no Estado do Maranhão, saiu hoje por volta das 18h00. No comboio vinte (20) ônibus e cerca de mil fiéis partiram rumo a Canindé.

A chegada no distrito de Caiçara, cerca de 15km de Canindé, está prevista para as 7h:00 do dia 15/10.

Este ano, assim como no ano passado, o empresário Chiquinho Oliveira está vindo de ônibus com os romeiros. Além dele, o prefeito eleito de Codó, Francisco Nagib, também está vindo de ônibus na romaria. Nagib é filho do empresário Chiquinho Oliveira.

Após a proibição das famosas carretas para o transporte dos devotos, os romeiros de Codó passaram a vir para os festejos de São Francisco em ônibus, seguindo todas as normas da legislação de trânsito brasileira.

Tradição:

A realização anual da "romaria das carretas" foi uma promessa feita pelos pais do empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó, quando residia na cidade de Massapé, na zona norte do Ceará, no ano de 1967. Os primeiros devotos viajavam em jumentos sem conforto e segurança, gastavam oito dias de viagem até Canindé, para agradecerem as graças alcançadas por meio de São Francisco. 

Anos depois com a mudança do empresário para o Estado do Maranhão, começou então a vinda para a romaria de Canindé através das famosas carretas, sendo recentemente proibido pelos órgãos de fiscalização esse tipo de transporte, dando início a viagem através de ônibus.

As carretas foram substituídas por ônibus para se adequar a legislação de trânsito, porém, para o empresário e idealizador da 35ª romaria, Francisco Carlos Oliveira (Chiquinho do Codó), a romaria continuará conhecida pela “romaria das carretas”.

Prefeito eleito de Codó, Francisco Nagib 




Nosso parceiro no Maranhão, Correio Codoense, gravou uma entrevista com o empresário Francisco Carlos de Oliveira e com o prefeito eleito Francisco Nagib, que falaram da vinda da romaria de Codó ao Santuário Franciscano.





Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias