Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

QUINTAIS PRODUTIVOS: O VERDE FAZ RESSURGIR O SUSTENTO FAMILIAR NO SERTÃO DO CEARÁ.


O conhecimento de alternativas para o sustento da família muda a paisagem do Sertão sofrido e o pensamento do homem do campo. A espera pelas chuvas que insistem em não vir se configura em aguardo por projetos de convivência com a estiagem. Os Quintais produtivos são exemplos claros desse quadro. A Reportagem do C4 NOTÍCIAS DO POVO ON LINE, conta a história de uma família residente no Município de General Sampaio na Comunidade de Morada Nova.

Para quem pensa ser difícil diversificar a produção nas condições do Semiárido brasileiro, Antônio Damião Alves, que mora na comunidade de Morada Nova, Município de General Sampaio no Sertão do Ceará, onde as chuvas não atendem às expectativas do sertanejo há mais de cinco anos, a instalação de um Quintal Produtivo, fruto das ações do Programa Sertão Empreendedor (SEBRAE/CE) é um grande exemplo para enfrentar as adversidades naturais.

Aos 50 anos de idade, Antônio mantém um quintal produtivo diversificado com a água de cacimba, e, para ajudar no crescimento das plantas, utiliza adubo à base de esterco e cobertura morta. Práticas que ela aprendeu em uma das capacitações do projeto “Quintais Produtivos”, desenvolvido pelo SEBRAE, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de General.

“Tenho tudo no terreiro de casa, nem verdura a gente bota na geladeira”. Quando precisa é só ir ao quintal. Estou com a vida que eu pedi a Deus. Passamos por secas, mas a gente vem resolvendo. O povo diz para eu botar um trator aqui dentro. O trator sou eu. Eu pego esse capim morto, pego o mato e boto em cima, quando dá um mês a terra fica boa. Coloco, então, estrume e planto o coentro, cebolinha, pimentão, tomate, pimenta de cheiro, banana, graviola, goiaba, e plantas medicinais’’, ensina Antônio, satisfeito.

Ele diz que aprendeu tudo, em uma das capacitações do Programa ‘’Sertão Empreendedor’’, e, que era possível produzir um alimento saudável sem agredir o meio ambiente com a cisterna que capta água da chuva por meio de um calçadão de cimento construído sob o solo.

Hoje, mais estruturado, conta com uma cisterna de enxurrada - onde o terreno é utilizado como área de captação - viveiro de mudas em um quintal no entorno da casa da família. “Eu sempre digo que esta foi uma das maiores secas da história, mas para os agricultores familiares que receberam essas tecnologias é uma das menores, porque hoje as pessoas têm onde armazenar água”, afirma.

As capacitações são uma das iniciativas do SEBRAE que vem trazendo mudanças significativas para a vida dos agricultores familiares no Ceará e, de forma mais pontual, no Território encravado no Vale do Curu.


“O Sertão Empreendedor”’’, desenvolve os quintais produtivos junto às famílias agricultoras porque acredita que esta ação aumenta a capacidade de convivência com o Semiárido e manejo dos recursos naturais, principalmente nos anos de escassez de chuvas, explicou Uiaquerê de Oliveira Paiva, do Sertão Empreendedor. “A instituição já tem dezenas de ações implantadas nos Sertões de Canindé e Vale do Curu que auxiliam ainda no cumprimento das Metas do Milênio”.

Uma das principais ações dos “Quintais Produtivos” constitui em delimitar uma pequena área cercada, localizada próximo à residência da família agricultora, disponibilizando no espaço uma série de tecnologias e subsistemas que garantam segurança alimentar, nutricional, hídrica e renda da família.

É, também, uma área própria para experimentação de técnicas de produção agroecológica que poderão ser utilizadas em outros locais. As famílias com quintais aumentam sua capacidade de convivência com o semiárido e manejo dos recursos naturais, principalmente nos anos de escassez de chuvas.

O Sertão Empreendedor, programa desenvolvido pelo SEBRAE e executado em parceria com o SENAR, é uma nova ferramenta de pesquisas, experimentando e divulgando tecnologias adaptadas à convivência com o Semiárido brasileiro e colaborando na organização social das famílias agricultoras. Dentre os projetos executados pela instituição durante toda esta trajetória, o projeto “Quintais Produtivos” faz parte das estratégias concretas de busca da melhoria das condições de vida das famílias, pois é bastante eficiente no processo de construção de conhecimentos e no enfrentamento às mudanças do clima.



Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]