Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

CANINDÉ COMEMORA 792 ANOS DAS CHAGAS DE SÃO FRANCISCO.


A paróquia de Canindé comemora no próximo sábado dia 17 de setembro as Chagas de São Francisco. A igreja católica relembra a data porque nesse mesmo dia, em 1224, aconteceu o fenômeno religioso em que São Francisco recebeu suas chagas nas mãos e nos pés. Ele estava rezando no Monte Alverne, na Itália, quando teve a visão do Cristo Crucificado, em forma de um ‘’SERAFIM ALADO’’, (um anjo de asas). No encontro místico ao ouvir de Cristo as palavras: ‘’Francisco, vai e reconstrói a minha casa que está em ruínas’’. Desde aquele momento, o jovem dedicou-se a cumprir sua missão, renunciando as riquezas.

Um depoimento do pároco e reitor, frei Marconi Lins, chama a atenção dos devotos. ‘’Muitas pessoas, às vezes, perguntam se São Francisco de Canindé é o mesmo de Assis, na Itália, e também o porquê do nome Chagas. Na verdade, São Francisco de Assis e das Chagas é um só: de Assis, porque era sua terra natal, das Chagas por causa dos estigmas de Jesus Cristo que o santo recebeu por meio da transfiguração e de Canindé, devido ao culto, a fé que os devotos retratam no Santuário.

Este ano, a Paróquia de Canindé comemora 199 anos de fundação, além dos 359 anos da Comunidade da Província Franciscana do Brasil, 258 anos das origens da devoção a São Francisco e 807 anos da Ordem Franciscana no Mundo e 220 anos da chegada da imagem de São Francisco que se encontra no altar.

Para frei Marconi Lins, ‘’mais que desvendar o caráter histórico das chagas de São Francisco, é importante refletir sobre a experiência de vida que se esconde sobre esse fato.

De acordo com o Coordenador de Liturgia da Paróquia CIRANO ALISSON, as festividades serão marcadas por três missas durante o dia. 6h, 9h e 16h. Em sua opinião, as chagas de São Francisco é uma visão de Cristo Crucificado em forma de ‘’SERAFIM ALADO’’. São sinais de sua semelhança á humanidade de Cristo, nos seus três modos: na vida, paixão e na ressurreição.

Faltando menos de um mês para a abertura oficial da romaria, a cidade já concentra um grande número de fieis vindos de várias cidades do Nordeste brasileiro, que aproveitam esse período para reverencia ao santo dos milagres.

Os abrigos estão com seus espaços ocupados. Os romeiros que chegam em grande escala se emocionam. O comércio já sente o aquecimento das vendas. ‘’Estar em Canindé é estar em paz com a própria alma. Aqui a religiosidade transforma a nossa vida cristã’’, ressalta o romeiro Francisco das Chagas do Estado de Tocantins que veio pagar uma promessa diferente. Ascender 100 velas na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes. Ele e mais 13 pessoas só retornam para o Estado de origem no próximo dia 18 de setembro depois de participarem da maior moto romaria do Mundo de Fortaleza a Canindé numa demonstração de pura fé sobre duas rodas.


‘’Hoje Canindé estar de braços abertos para receber o povo de Deus. Os filhos de Francisco que dão a cada ano, demonstrações de fé e espiritualidade’’, diz o Secretário de Turismo João Carlos Bezerra, que, em parceria com a Paróquia irá disponibilizar os servidores para o trabalho de orientação nas ruas e entradas da cidade durante os dois eventos do final de semana. ‘’O romeiro que chegar a Canindé precisa ser bem tratado. Ele é devoto de São Francisco desde o momento em que deixa sua residência para vir ao encontro de Deus no Santuário, por isso estamos prontos para atendê-lo’’, disse João Carlos.

Confira a programação das ‘’Chagas de São Francisco’’.

Missas na Basílica/Quadra da Gruta: 6h, 9h e 16h.

- Procissão com o Painel de São Francisco às 18h e em seguida a Santa Missa em frente à Basílica.

(Percurso da procissão: Rua João Pinto Damasceno, Trav. Monsenhor Zezinho, Tabelião Facundo (à esquerda), Sitônio Monteiro, Paulino Barroso, Euclides Barroso (à esquerda), Tabelião Facundo (à direita), Trav. Severiano Martins, Joaquim Magalhães, Gervásio Martins e Basílica).


Fotos e texto de Antônio Carlos Alve
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]