Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

GOVERNO DO CEARÁ VAI PERDER GERENCIA DE ADUTORAS DE ENGATE RÁPIDO.


A Gerência dos programas de adutoras de engate rápido que era do Governo do Ceará, agora terá como responsável o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS A decisão é do Ministério da Integração Nacional.

Esse projeto vinha sendo até agora executado pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do Governo cearense. Agora fica a pergunta: por que essa mudança?

Para membros do Governo do Ceará, isso “é produto de uma manobra política”.

‘’Agora nos preocupa, primeiro que os serviços sofram atraso por causa da mudança; em segundo lugar, que o interesse da política e dos políticos envolvidos no projeto venha a interferir na boa aplicação das verbas, o que exigirá uma permanente fiscalização por parte dos organismos estaduais de recursos hídricos’’, ressalta a fonte que pediu para não ter seu nome citado.

Tirando o ciúme do Governo do Estado, que perde o comando do projeto de adutoras de engate rápido, o DNOCS tem a chance de aplicar bem os recursos e fazer tudo em prazo curto e sem qualquer irregularidade. Até porque com cinco anos de seca, a situação fica complicada e, a população precisa de água.


Essa é a pior dos últimos 50 anos. Garante o Governador do Ceará que faz parte do Partido dos Trabalhadores – PT, Camilo Santana.

Por outro lado a ‘’LA NINÃ’’, pode não contribuir para as chuvas no Ceará. Dados analisados pela Funceme mudam o prognóstico de bom inverno. As previsões iniciais eram de que 2017 iriam interromper os seis anos de seca que castigam o Ceará

A ocorrência no Nordeste do LA NINÃ, que produz um esfriamento no oceano Pacífico, poderá ser curta. A probabilidade do fenômeno climático se encerrar no meio da quadra chuvosa de 2017 causa preocupação, pois as chances dele favorecer o semiárido cearense seriam dissipadas. 

O La NINÃ está atuando, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mas precisa continuar entre fevereiro e abril para contribuir com boas chuvas no Ceará. "Poderemos não contar com esse fenômeno no período que a gente mais precisa, ou seja, nos meses mais chuvosos", enfatiza o meteorologista Raul Fritz, em entrevista ao ‘’AO POVO ON LINE’’. 

Com monitoramento por boias, a Funceme identificou o resfriamento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico, que caracteriza o LA NINÃ. O EL NIÑO, fenômeno oposto que atua para a ocorrência de estiagens no Nordeste, perdeu força. Mas, nesta época, a "Menina" não tem influencia na ocorrência de chuvas.

A possibilidade de ter uma vida curta, segundo Fritz, é de cerca 55%. "As chances dele não se encerrar a partir de março são de cerca de 40%. A gente torce para que o LA NINÃ continue. Com as águas mais frias ficando neutras, não teríamos uma influência positiva", frisa o meteorologista.

Caso o LA NINÃ não atue no Pacífico durante a quadra chuvosa de 2017, o comportamento do oceano Atlântico definirá a ocorrência de boas chuvas. "Existem vários elementos que definem as chuvas, então teremos que ver como o Atlântico vai estar. Em dezembro, já começaremos a ter uma ideia, mas a previsão mais precisa somente em janeiro", afirma Fritz.
Seca.


O prolongamento da estiagem no Ceará já dura cinco anos consecutivos e, pela primeira vez, parte do Estado registrou nível de “seca excepcional”. 
Na última terça-feira, 16 de agosto, o Ministério da Integração Nacional autorizou a liberação de R$ 12 milhões para a construção de sistemas de abastecimentos.



O POVO ON LINE

Fotos de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]