Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

PREFEITO DE CANINDÉ: É PRECISO OUVIR O POVO E PROFISSIONALIZAR A GESTÃO.


Seguindo o planejamento de ouvir diretamente do povo as principais necessidades de cada região do Município de Canindé, dentro da politica do Orçamento Participativo, o prefeito Celso Crisóstomo se reuniu na noite desta sexta-feira dia 10 de junho com a comunidade do Distrito de Ipueira dos Gomes.

Acompanhado de vereadores, secretários e demais auxiliares da administração municipal, o Prefeito ouviu as demandas da população e deixou a sede do Distrito com um compromisso de buscar soluções imediatas para os problemas que foram apresentados.

Entre eles, a conclusão da Unidade Básica de Saúde, emprego e renda, um Posto Policial, melhoria no abastecimento de água, recuperação total da Praça da Matriz, reforma na Escola e retirada dos animais das vias de acesso.


“É mais uma oportunidade onde nós estamos buscando ouvir da população quais são as principais reivindicações de cada bairro. Já estivemos no Alto Guaramiranga, João Paulo II e São Matheus, iremos amanhã sexta-feira para a localidade de Transval. Nem sempre é possível fazer tudo o que é pedido, mas vamos justamente atender o que é prioridade”, destacou o prefeito.

Após ter a ação elogiada pelo representante dos bairros, estudantes, donas de casa e comerciantes, Celso Crisóstomo garantiu que entrega ainda este mês a quadra Poliesportiva do Bairro São Matheus e a pavimentação de diversas ruas que ganharam novos acessos.

Além da pavimentação também de outras ruas e trechos, os moradores solicitaram a ainda a instalação de um poço profundo.

O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. Esses processos costumam contar com assembleias abertas e periódicas e etapas de negociação direta com o governo. No Orçamento Participativo retira-se poder de uma elite burocrática repassando-o diretamente para a sociedade. Com isso a sociedade civil passa a ocupar espaços que antes lhe eram ‘’furtados’’.

A implementação do OP surgiu com a redemocratização e a promulgação da Constituição de 1988, quando foi estimulada a participação popular na definição de políticas governamentais, por intermédio da criação dos Conselhos Setoriais de Políticas Públicas como espaços de controle social. As mudanças constitucionais aliadas à vontade populares e política viabilizaram a implantação em Canindé, do Orçamento Participativo, em 2013 tendo a proposta de discussão pública do orçamento e dos recursos para investimento. Com diferentes metodologias em cada região em que o OP é executado, suas assembleias costumam ser realizadas em sub-regiões municipais, bairros ou distritos, em discussões temáticas e/ou territoriais, elegendo também delegados que representarão um tema ou território nas negociações com o governo.


Esses delegados formam um Conselho anual que além de dialogar diretamente com os representantes da prefeitura sobre a viabilidade de executar as obras aprovadas nas assembleias, também irão propor reformas nas regras de funcionamento do programa e definirão as prioridades para os investimentos, de acordo com critérios técnicos de carência de serviço público em cada área do município.

Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]