Últimas Notícias

CANINDÉ E JUAZEIRO DO NORTE: A FÉ NÃO COSTUMA FALHAR.


TURISMO RELIGIOSO


 
O PORTAL DO C4 NOTÍCIAS DO POVO ON LINE inicia hoje uma nova série de Reportagens que mostra a realidade do Turismo Religioso no Brasil. Nessa relação Canindé no Ceará se torna um dos pontos de visitação dos peregrinos que buscam a cura na fé.

É como diz a música de Gilberto Gil, a convicção de que andar com fé eu vou a fé não costuma falhar, que milhões de pessoas arrumam as malas todos os anos e visitam as várias cidades, de todas as fés, espalhadas pelo país. Dados do Ministério do Turismo mostram que existem pelo menos 18 milhões de turistas religiosos domésticos no Brasil, três vezes o volume de cerca de seis milhões de pessoas que passam por ano pela Capela Sistina, no Vaticano.

Só de estrangeiros, pelo menos 30 mil pessoas vêm ao país para este fim. São pelo menos 334 Municípios em todo o território Nacional que atraem esse tipo de movimento ao menos em uma época do ano. Em muitos, a população chega a dobrar em um único fim de semana.

A fé que move curiosos e peregrinos move também muitos Municípios e sustenta famílias inteiras. Em cidades como Aparecida, em São Paulo, símbolo maior desse tipo de turismo no país, o Ministério do Turismo estima que os dez milhões de visitantes deixem a cada ida à cidade, cerca de R$ 1.200, o equivalente a R$ 12 bilhões por ano.


Não à toa, a economia dessas cidades se expandiu, nos últimos anos, a níveis muito superiores ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entre 2000 e 2015 (último dado disponível) o PIB de Juazeiro do Norte e Canindé juntos, no Ceará, por exemplo, avançou 579,5% (a preços correntes). Nesse mesmo período, a economia brasileira cresceu 329%. Mesmo assim, a falta de um programa estruturado para aproveitar o alto fluxo de pessoas ainda impede que muitas dessas cidades, de fato, se desenvolvam economicamente.




Percorrer esses Municípios que respiram fé e têm a religião como principal — e em alguns casos, exclusivo — motor da economia: a Gigante Aparecida, em São Paulo; a Juazeiro do Norte de Padre Cícero, Canindé de São Francisco no Ceará; e as cidades Goianas de Trindade, da festa do Divino Pai Eterno; Abadiânia, onde o médium João de Deus atrai 240 mil brasileiros e, sobretudo, estrangeiros por ano; e Palmelo, que com 2,4 mil habitantes se declara um município espírita. Juntos, esses locais atraem quase 16 milhões de pessoas por ano.




Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Amanhã: Turismo Religioso movimenta milhões de reais no Brasil.





Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias