Últimas Notícias

TERCEIRA IDADE: ITATIRA LUGAR BOM PARA SE VIVER



EXCLUSIVO

Em Itatira no Sertão do Ceará, é fácil encontrar pessoas da terceira idade em plena atividade, onde trabalham na roça, participam de forrós, caminham todos os dias e ainda sobra tempo para jogar conversa fora. A expectativa de vida do brasileiro, de ambos os sexos ao nascer, passou de 74,9 anos em 2013 para 75,2 anos em 2014, segundo a Tábua Completa de Mortalidade publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Diário Oficial da União.


A Reportagem do C4 NOTÍCIAS DO POVO ON LINE, acompanhada do Vereador Paulo Ruberto, do PDT que criou um Projeto de Lei que defende a maior idade visitou as residências dos idosos e pode conhecer um pouco da história de cada um. Somando todas as idades, ultrapassam a 450 anos de vida.


Pedro Ferreira, um agricultor de fama na região de Morro Branco, nasceu no dia 14 de maio de 1922, e, hoje tem 94 anos de idade e muitas coisas boas para contar. Tem 14 filhos, 47 netos e 23 bisnetos.


Jaime de Oliveira nasceu no dia 08 de outubro de 1921 e vai completar 95 anos. Jaime tem 12 filhos, 80 netos e 91 bisnetos. Outro que tem uma idade privilegiada é Raimundo Pereira Pontes. Nascido no dia 12 de fevereiro de 1924, Jaime gerou 9 filhos, 60 netos e 35 bisnetos.


Juarez Cunha, veio ao mundo no dia 03 de outubro de 1929, e tem 86 anos. Quatro filhos, cinco netos e cinco bisnetos. Dona Maria Necy Silva Vieira, nasceu no dia 10 de março de 1934 e completou 82 anos.


Das histórias que chama atenção vem Pedro Ferreira do Distrito de Morro Branco, que trabalhou na construção do açude de General Sampaio em 1932. Na sua lembrança o maior inverno no Ceará, foi registrado em 1940. ‘’Foi a safra da história’’, disse.


Nos últimos anos, a tendência de crescimento da taxa tem se mantido, mesmo que de forma reduzida. Em 2012, a expectativa de vida do brasileiro era de 74,6 anos; em 2011, de 74,1 anos.


Segundo o levantamento do IBGE, o país conseguiu uma nova redução na taxa de mortalidade infantil de 2013 para 2014. A taxa de mortalidade infantil até um ano de idade ficou em 14,39 para cada mil nascidos vivos em 2014.


Em 2013, essa proporção era de 15 óbitos de menores de um ano para cada mil nascidos vivos.


A ampliação do acesso a serviços de saúde e de saneamento nos últimos anos está encaminhando o Brasil para se configurar como um país com mais idosos do que crianças.


A expectativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de que, até 2055, o número de pessoas com mais de 60 anos supere o de brasileiros com até 29 anos.


Mas como os idosos de hoje estão aproveitando a terceira idade? Um estudo inédito do Mosaic Brasil, da Serasa Experian, publicado em primeira mão por EXAME.com, responde a essa pergunta.


De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida.


Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.

Foto e texto de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias