Últimas Notícias

EM BUSCA DO TRI: MUNICÍPIO DE CANINDÉ ADERE AO DIA DO DESAFIO – 2016.


Com o slogan ‘’VOCÊ SE MEXE E O MUNDO MEXE JUNTO’’, o Município de Canindé no Sertão Central aderiu ao dia do Desafio de 2016, uma campanha mundial de incentivo a vida ativa e a adoção de hábitos saudáveis para as pessoas de todas as idades. A novidade deste ano, será a presença dos Índios Kanindés, os Frades Franciscanos e as Irmãs Clarissas que vivem enclausuradas e, que aproveitarão para realizaram exercícios físicos. 

O evento físico acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, dia 25 por meio de ações comunitárias. As cidades participantes devem mobilizar o maior número de pessoas para a prática de esportes e atividades físicas. Nelas, acontecerão em escolas, academias, empresas e espaços públicos. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA (THE ASSOCIATION FOR INTERNATIONAL SPORT FOR ALL), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

‘’Este ano, Canindé irá enfrentar a cidade DE CHARALLAVE da Venezuela. Trata-se de uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde’’, ressalta a Primeira Dama do Município que coordena as ações. Aa

Segundo ela, em 1983 no Canadá, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.


A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. Em 2015, o evento completou 21 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano.




O que é o Dia do Desafio?

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de promoção da saúde e bem-estar. Seu objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos.
O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro.

Como surgiu?

O evento foi idealizado em 1984 pela PARTICIPACTION, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995.

Quem promove?

As prefeituras municipais, por meio da articulação de suas Secretarias de Esporte, Educação e Saúde com órgãos municipais, associações, conselhos, sindicatos, federações, instituições, grupos de voluntários, academias, clubes, empresas, faculdades, escolas e a população.

Quando acontece o evento?

Todos os anos, sempre na última quarta-feira do mês de maio, das 0h às 21h. Esta edição acontecerá em 27 de maio de 2014.

Quem pode participar?

Pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupos.

O que é preciso fazer?

Basta praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos no dia 27 de maio de 2015, das 0h às 21h. Vale dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre outras opções. O importante é se mexer!

É preciso pagar pelo Dia do Desafio?

Não. A participação das cidades e da população é gratuita.

Onde praticar as atividades?

Pode ser em casa, nas escolas, academias, empresas, praças, clubes, parques, nas Unidades do SESC Rio ou em qualquer outro local.

Como e por que registrar a participação?

O registro é fundamental para contabilizar o total de participantes em cada cidade. Esse número é utilizado na apuração dos resultados da competição entre as cidades pela maior mobilização alcançada.

Para registrar a participação e ajudar sua cidade na disputa, você deve tirar uma foto ou gravar um vídeo com um trecho do exercício realizado e postá-lo em sua rede social (Twitter, Instagram ou facebook) com a hashtag DIADODESAFIO ou, ainda, entrar em contato pelo telefone 0800 282 1946. Só serão contabilizados os registros feitos até às 21h do dia do evento.

Existe algum requisito para a realização do Dia do Desafio?

Alguns princípios básicos orientam a realização do evento e devem ser respeitados por todos os envolvidos. São eles:

Acessibilidade - todos têm a oportunidade de participar, de acordo com seu potencial individual, sem qualquer restrição à idade, condição social, habilidade ou local onde vive.

Envolvimento - as ideias nascem nas comunidades e todos participam, colaborando com o desenvolvimento da programação. Um desafio à criatividade!

Diversão - o Dia do Desafio não busca índices esportivos. Fazer da atividade física um momento de diversão é um dos principais objetivos.

Diversidade - ações individuais ou programas coletivos são opções para quem quer participar. Sempre existe uma atividade adequada à condição e interesse de cada indivíduo.

Confiabilidade - o cuidado e a honestidade na apuração e divulgação dos resultados garantem a confiança e o bom relacionamento entre as cidades.

Segurança - o Dia do Desafio privilegia a segurança dos participantes, selecionando atividades adequadas aos locais onde se realizam em especial as que envolvem grandes multidões.

Benefícios para a comunidade - uma comunidade saudável se forma com indivíduos saudáveis onde prevalece a integração e a cooperação. O Dia do Desafio estimula a formação do espírito de coletividade.

Benefícios para a saúde - A prática da atividade física diária promove grandes melhorias na condição de saúde. O Dia do Desafio alerta às populações para esta necessidade.

Existe algum prêmio para os participantes ou para as cidades que vencerem a competição?

No Dia do Desafio, todos os participantes são considerados vencedores. Afinal, além de exercitarem o corpo, praticam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Nesse sentido, a competição entre as cidades é apenas um estímulo à mobilização e o prêmio é a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

Como forma de valorizar o engajamento na campanha, nossas Unidades entregarão Placas de Mérito Comunitário às cidades envolvidas e enviarão certificados aos grupos e entidades que registrarem a sua participação.

Texto e Fotos de Antônio Carlos Alves

Nenhum comentário

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias