Canindé

[Canindé][bleft]

Regional

[Regional][twocolumns]

PAIC - PNAIC: O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA.


CANINDÉ TEM O MELHOR DESEMPENHO DOS SEIS MUNICÍPIOS DA CREDE

O Município de Canindé tem o melhor desempenho em um trabalho selecionado pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 7, que relaciona o fortalecimento da alfabetização na idade certa. Dos seis Municípios que formam a Coordenadoria, o Município obteve o primeiro lugar com o projeto ‘’A FORMIGUINHA E A NEVE’’, da Escola Adauto Bezerra, orientado pelas professoras Francisca Célia Santos, Maria Vitorino Ribeiro e Maria Elinete da Silva.

O projeto foi apresentado no Seminário Estadual e conseguiu sensibilizar as autoridades presentes ao evento.

Para fortalecer o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e apresentar o vencedor, a Secretaria da Educação de Ensino Infantil e Fundamental, através das atividades desenvolvidas nas escolas, realizou o Seminário Municipal PIAC-PNAIC 2015 que faz parte da carga horária de formação dos professores, no Instituto Federal do Ceará – IFCE, encontro, onde os 21 Pólos apresentaram, através de seus educadores (a) experiências exitosas nesse sentido.

‘’Em Canindé formamos 180 turmas, onde o programa acompanhou todas as categorias seriadas e multiseriadas de 1º ao 3º. Os professores participaram de processo de formação que acontece mensalmente, ministradas pelos orientadores de estudos do Município. Para atender a todos os quesitos do projeto, os orientadores passam pelo processo de formação continuada, ministrado pela Universidade Federal do Ceará’’, explica Elva Maria.


ENTENDA O PROCESSO

O PAIC teve inicio no Estado do Ceará em 2007 e a partir daí deu forma e origem ao PNAIC. Criado em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem como principal desafio garantir que todas as crianças brasileiras até oito anos sejam alfabetizadas plenamente. Para isso, ele contempla a participação da União, estados, municípios e instituições de todo o país.

‘’Garantir o direito à alfabetização plena a todas as crianças até os oito anos de idade. Esse é o desafio colocado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), acordo criado em 2012 entre Governo Federal, Estados, Municípios e instituições’’, ressalta a Coordenadora Loca Elva Maria Ferreira da Silva. 

Para alcançar esse objetivo, o Ministério da Educação (MEC) divulgou um orçamento total de R$ 3,3 bilhões para a iniciativa. Até hoje, 5.421 municípios e todos os estados brasileiros já aderiram ao Pacto, atendendo a uma totalidade de 7 milhões de estudantes dos três anos do ciclo de alfabetização, em 108 mil escolas.

Atualmente, segundo dados da Prova ABC - Brasil - 2011, 53,3% dos estudantes atingiram o conhecimento esperado em escrita e 56,1% em leitura para o 3º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com Isabel Cristina Alves da Silva Frade, coordenadora geral do PNAIC na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Pacto é uma política de continuidade do governo brasileiro em relação à formação dos educadores. “Ele é uma política educacional mais aprofundada, pois reúne três vertentes indispensáveis para o seu êxito: o processo de formação, de avaliação e a disponibilidade de materiais didáticos nas escolas, para o uso do educador e do aluno”. O objetivo, de acordo com o MEC, é formar educadores críticos, que proponham soluções criativas para os problemas enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização. Além disso, espera-se que as escolas dialoguem com a comunidade em que se encontram inseridas, aprofundando a relação entre ambas e criando um espaço colaborativo, no intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3° ano do ciclo de alfabetização. Segundo dados do MEC, até agosto de 2015, 304.736 professores foram cadastrados para os cursos de formação que serão realizados pelo PNAIC. 





Fotos e texto de Antônio Carlos Alves
Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

Nenhum comentário :

Pedimos aos usuários que logo abaixo da caixa de comentários ao invés de anonimo, coloquem nome/url e coloquem a identificação a fim de comprovar seus cometários, é muito importante que vcs se identifiquem assim suas opiniões serão mais aceitas. Aos que persistirem no anonimato será feita a devida moderação nas palavras e afirmações comentadas.

Não utilizem palavras ou frases que ataquem ou agridam a outrem direta ou indiretamente, o portal C4 Notícias modera os comentários mas não se responsabiliza pelas opiniões deixadas por seus leitores.

att
Equipe C4 Notícias


Prefeitura

[Prefeitura][grids]

Ceará

[Ceará][list]

Nacional

[Nacional][bsummary]

Plantão Policial

[plantão policial][threecolumns]